Niterói conclui etapa da 1ª dose

Moradores de Niterói podem agendar pelo aplicativo Colab a vacinação contra covid-19 em seis postos da cidade - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói concluiu a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, quilombolas, indígenas, profissionais da educação, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua. O município mantém a imunização de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas (até 45 dias do nascimento do bebê) e lactantes maiores de 18 anos.

Neste momento, a imunização se concentra na população geral seguindo o calendário por idade. Hoje (30), receberão a primeira dose pessoas a partir dos 42 anos, diminuindo uma idade a cada dia.

A vacina está disponível nos 11 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. Para as gestantes, lactantes e puérperas a imunização ocorrerá em três pontos: Policlínica Regional Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva (São Lourenço) e Policlínica Regional de Itaipu.

Agendamento - Os moradores de Niterói podem agendar pelo aplicativo Colab a vacinação contra covid-19 em seis postos: Campo de São Bento, em Icaraí, Colégio Gomes Pereira, no Largo da Batalha, e nas policlínicas do Vital Brazil, São Lourenço, Engenhoca e Piratininga. Para fazer o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e seguir o passo a passo de cadastro. É necessário estar na idade e apresentar a documentação para receber a imunização. Também é possível agendar pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Documentação - A população geral precisa apresentar no ponto de vacinação documento com foto, CPF e comprovante de residência. Além desses documentos, pessoas com comorbidade, gestantes e lactantes precisam levar o laudo médico e puérperas precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Recorde em São Gonçalo - O município de São Gonçalo bateu recorde de vacinação na segunda-feira (28), quando vacinou 19.500 pessoas . Destas, 8.031 receberam a dose única da Janssen. Com a aceleração da vacinação para a população em geral, 387.142 gonçalenses foram vacinados com a primeira dose e 150.203 estão imunizados. A cidade já está na quinta fase do Plano Nacional de Imunização (PNI), vacinando a população em geral por idade. Hoje (30), a cidade começa a vacinar pessoas com mais de 31 anos. E na sexta-feira (2), pessoas com mais de 28 anos. Para a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, ao todo, 690.866 doses dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca, Janssen e Pfizer. No município, 10 locais de vacinação funcionam das 8h às 17h. A Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal, funcionam até 21h. O objetivo é atender os gonçalenses após o retorno do trabalho, desafogando também os pontos de vacinação nas primeiras horas da manhã e aos sábados. Nestas duas unidades, os gonçalenses devem chegar até as 20h30 e nos outros locais até 16h30. As vacinas CoronaVac e AstraZeneca estão disponíveis em todas as unidades. A Pfizer está em nove locais.

Também podem ser vacinados portuários, trabalhadores da educação, profissionais de educação física, guardas municipais, veterinários - que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas, puérperas e lactantes com bebês de até 12 meses sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde - todos acima dos 18 anos.

Para a segunda dose, as vacinas Astrazeneca e Coronavac estão disponíveis. A primeira para quem tem mais de 12 semanas de vacinado e a segunda para quem tem mais de 21 dias de vacinado. A segunda dose da Pfizer ainda não está disponível. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município.

Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com outras vacinas.