SG em Estágio de Vigilância

Por

Município foi atingido por fortes chuvas no domingo. Cidade também reforçou a coleta de lixo

A forte chuva que atingiu São Gonçalo, na noite do último domingo (30) e na madrugada de ontem (31), fez com que o município entrasse em Estágio de Vigilância. Por conta disso, desde o início da manhã desta segunda, equipes da Subsecretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano estiveram nas ruas providenciando a retirada de lixos e galhos de árvores que obstruiam a passagem de pedestres e veículos e trabalharam na assistência de
ocorrências.

Na noite do último domingo (30), houve uma solicitação para a queda de galho de árvore, que derrubou um poste de iluminação e deixou a sede da Secretaria de Assistência Social, no bairro Venda da Cruz, sem energia elétrica. O subsecretário de Defesa Civil, Coronel Fernando Rodrigues, o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, o subsecretário de Parques e Jardins, Edson Leal, e o Corpo de Bombeiros participaram da ação e acompanharam o trabalho da concessionária de energia Enel no local.

Também foi registrada a queda de uma árvore na varanda de uma residência, no bairro Jardim Bom Retiro. Equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins foram solicitadas para o local para que fosse feita a retirada da árvore. Depois da retirada completa dos galhos, agentes da Defesa Civil irão realizar a avaliação do imóvel.

Após o desabamento de muro sobre um veículo, no bairro Tribobó, por volta das 23h do domingo, equipes da Defesa Civil foram até o local, que foi isolado. O acidente deixou uma mulher morta e três pessoas feridas. Duas casas foram interditadas, pois o acesso às residências ficou obstruído após a queda do muro. Os residentes foram para casas de familiares. Os agentes da Defesa Civil realizaram vistorias no entorno do muro que desabou e não foi constatado risco iminente. Equipes realizaram a limpeza do local.

No Salgueiro, duas idosas que estavam desalojadas foram encaminhadas para a quadra de uma escola de samba para receber todo o suporte necessário. No início da tarde desta segunda-feira (31), um grupo da Secretaria de Assistência Social localizou a família de uma das idosas, que logo após foi encaminhada para a casa de seus familiares.

Ao longo do dia, equipes passaram pelos bairros Colubandê, Boa Vista, Boassu, Jardim Catarina, Trindade e Tribobó para a realização de desobstrução de bueiros e limpeza de rios.

Seguindo os protocolos, a Defesa Civil de São Gonçalo emitiu Alerta via SMS informando a população sobre a possibilidade de chuva moderada a forte no município.

Reforço na coleta de lixo- A partir desta semana, a Prefeitura de São Gonçalo irá reforçar os serviços de coleta de lixo na cidade. Uma nova empresa deu início aos trabalhos, no início da manhã desta segunda-feira, após o término do contrato, no último domingo (30), entre o município e a Marquise, que realizava o serviço. Ontem, no início da manhã, equipes da Força Ambiental iniciaram a limpeza da cidade.

A nova empresa contratada pela Prefeitura, em caráter emergencial, pelo período de seis meses, conta com uma frota de 44 caminhões, sendo 30 deles de lixo, além de uma retroescavadeira e 260 funcionários que irão atuar diariamente nas ruas do município. A expectativa de coleta é de 880 toneladas por dia.

"Estamos trabalhando desde o primeiro dia para deixar a cidade mais limpa e pedimos, claro, a colaboração da população para que siga o cronograma de coleta por bairros. Essa nova empresa, que conta com uma nova frota de primeira linha, terá a missão de deixar a cidade mais limpa", afirmou o prefeito Capitão Nelson.

O cronograma por bairros será mantido, com a divisão do município em dois grupos e previsão de coleta em dias alternados, três vezes por semana, em cada bairro. Nas vias principais do município, o serviço será realizado diariamente.

  • Tags: