Produção agrícola de SG vai ser aproveitada na merenda

Por

Produtores esperam bons resultados na parceria com o poder público

A Prefeitura de São Gonçalo deu mais um passo em prol da alimentação de qualidade para os estudantes da rede pública municipal. Na quarta-feira (2), o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, Roberto Sales, e representantes da Secretaria de Educação se reuniram com cerca de 20 agricultores familiares, na Associação dos Produtores Rurais, em Monjolos, para realizar um levantamento do que é produzido e quais alimentos podem ser cultivados neste ano para serem oferecidos na merenda escolar do município no ano que vem.

"Demos mais um importante passo para o desenvolvimento da agricultura familiar de São Gonçalo para, em um futuro próximo, atender com essa produção a rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação dará sequência ao relatório para instruir os agricultores sobre os produtos que mais são utilizados na merenda escolar", comentou o secretário de Agricultura, Roberto Sales.

Na visita, a equipe da Secretaria de Educação, representando a secretária Lícia Damasceno, constatou a variedade dos produtos produzidos no município, o que terá grande contribuição na garantia da segurança alimentar dos estudantes.

"Com essa visita, podemos perceber a grande variedade de gêneros alimentícios produzidos em São Gonçalo. Todos podem ser perfeitamente utilizados na merenda escolar, respeitando a sazonalidade de cada produção", disse a nutricionista responsável técnica da Secretaria de Educação, Carla Gomes, que estava acompanhada da subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.

Com a oportunidade de aumentar a produção e estreitar laços com o Poder Executivo, os produtores esperam bons frutos dessa parceria.

"Espero que a parceria saia do papel, pois será bom para todos, em especial as crianças com alimentos sem agrotóxicos e de qualidade", disse Paulo Cezar Vilas Boas, que cultiva hortaliças, abóbora e laranja.

"Essa iniciativa será muito boa para todos nós, mas precisamos ter a garantia que vai acontecer. Vejo com bons olhos essa iniciativa da prefeitura", comentou o produtor de ovos Sebastião Coimbra.

O objetivo da Prefeitura de São Gonçalo é utilizar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/ Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina a utilização de 30% do recurso federal com a agricultura familiar para viabilizar a iniciativa.

  • Tags: