São Gonçalo promove curso de capacitação para Guarda Ambiental

Por Redação

Agentes irão atuar em áreas de preservação ambiental do município

A Prefeitura de São Gonçalo, através Secretaria de Meio Ambiente, deu início, na manhã de ontem (7), ao primeiro Curso de Capacitação do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAm), na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Na abertura, foi realizada uma aula para os guardas ambientais, ministrada pelo biólogo especialista em Meio Ambiente e subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão. O subsecretário ministrou uma aula sobre a ocupação histórica do território de São Gonçalo e seu desdobramento na dinâmica ambiental. A previsão de término desta primeira turma é outubro.

A capacitação pioneira no município, que terá duração de 160 horas e será realizada de forma on-line e presencial, é uma das iniciativas para solidificar a atuação dos agentes na área ambiental, principalmente nas áreas de preservação ambiental (APAs) do município.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, destacou a importância do curso e como esses agentes podem repassar conhecimento para a população.

"É uma satisfação imensa dar esse primeiro curso para a Guarda Ambiental. A nossa intenção é capacitar esses profissionais para melhor cuidar das nossas áreas de proteção, atuando na gestão ambiental da cidade, além de serem multiplicadores com os munícipes que visitam diariamente esses espaços", explicou.

A atividade integra o Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e faz parte das ações pela Semana do Meio Ambiente, que teve início no dia 5 de junho.