Polícia apreende carros de luxo em operação no Rio de Janeiro

Por

Ação visava desmantelar esquema de compra de bebidas para bailes funk

Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) realizaram ontem, a Operação Fomentus, que tinha como alvo uma quadrilha que usava cartões de crédito de terceiros para abastecer com bebidas alcoólicas facções que promovem bailes em comunidades do Rio de Janeiro. Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. Os dois presos e o material apreendido, como veículos de luxo avaliados em R$ 1,2 milhão, foram levados para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio.

Segundo as investigações, as bebidas eram fornecidas a crianças e adolescentes que frequentam os eventos. A ação teve o apoio de delegacias do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).

Conforme apurado no inquérito policial, foram realizadas 25 compras em uma loja atacadista com uso de um cartão de crédito corporativo desviado de uma empresa, totalizando prejuízo de aproximadamente R$ 713 mil. Após diligências realizadas por policiais da DPCA, foi possível identificar os chefes do grupo criminoso.

Também foram identificados os estabelecimentos onde ocorria a receptação da carga adquirida de forma ilícita. Um deles é um galpão em Madureira, na Zona Norte do Rio, na entrada da comunidade do Cajueiro. Em outro, na Estrada do Campinho, em Campo Grande, na Zona Oeste, funciona um depósito de bebidas.

Além do cumprimento das prisões e das buscas e apreensões, foi determinado o sequestro de 18 veículos, incluindo caminhões e carros de luxo, bem como o bloqueio judicial das contas bancárias vinculadas aos investigados, visando garantir o ressarcimento futuro dos danos causados.

Após a conclusão das diligências, o inquérito policial prosseguirá para identificação dos demais integrantes do grupo criminoso (inclusive, os responsáveis pelos eventos onde bebidas alcoólicas são oferecidas a menores), recuperação de outros bens adquiridos de forma fraudulenta, localização de demais vítimas, além da investigação de provável ocultação de patrimônio ilícito e lavagem de dinheiro.

  • Tags: