Niterói volta a obter nota 10 na Escala Brasil Transparente

Por

Município faz parte de grupo de 9 cidades que 'gabaritaram' a avaliação

A Prefeitura de Niterói voltou a conquistar nota 10 na Escala Brasil Transparente - Avaliação 360°, uma metodologia da Controladoria Geral da União (CGU) para medir a transparência pública em entes federativos. O município faz parte de um seleto grupo de 9 cidades, entre as 665 avaliadas, que "gabaritaram" a Escala e ocupam o primeiro lugar do País no ranking. A avaliação foi feita levando em consideração o ano de 2020.

Niterói já havia conquistado duas vezes nota máxima na Escala Brasil Transparente. Em 2018, o ranking passou por uma inovação na metodologia e passou a se chamar Escala Brasil Transparente - Avaliação 360°, com Niterói na 47ª posição nacional. No ranking mais recente, relativo a 2020, a cidade subiu mais de 40 posições para figurar entre as nove mais transparentes do País.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, atribuiu o desempenho a um trabalho que começou em 2013, com comprometimento, esforço e integração das equipes técnicas de trabalho.

"Niterói é referência em transparência pública e tem como diferencial ser uma cidade que planeja e realiza, que não fica só no planejamento, que tira projetos do papel, tornando-os realidade. Essa é uma premissa que se iniciou na gestão do prefeito Rodrigo Neves e seguimos neste caminho, para construir e realizar os sonhos de uma cidade cada vez mais transparente, sustentável e com justiça social", destacou o prefeito.

A Controladora-geral do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, pontuou que a gestão de Niterói está focada em continuar avançando.

"A nota máxima no ranking é o reconhecimento do compromisso que a gestão pública de Niterói tem com a transparência pública, a integridade e o compliance. Vamos seguir ampliando a cultura da integridade no município a fim de favorecer o fortalecimento da efetividade e sustentabilidade da administração pública", garantiu.

  • Tags: