Mais uma companhia aérea passa a operar no RioGaleão

Governador Cláudio Castro participou, na manhã de ontem, da cerimônia de chegada do voo inaugural da ITA, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro - Foto: Rogério Santana/Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Cláudio Castro acompanhou, ontem (1/7), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RIOGaleão, o início da operação comercial da Ita (Itapemirim Transportes Aéreos) no Rio de Janeiro. Fundada em 2020, a empresa fez seu primeiro voo na terça-feira (29/6), de São Paulo para Brasília.

Inicialmente, a Ita atuará em oito cidades brasileiras: Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA). Até junho de 2022, o plano da companhia é estar presente em 35 destinos do país, com 50 aviões na frota.

"O Rio de Janeiro é a porta de entrada do nosso país. Temos como missão tornar o Rio atrativo novamente. Fazer com que o estado volte a ter o protagonismo que ele não poderia ter perdido. Por isso, a chegada da Ita ao RIOGaleão é tão importante. Minha fala hoje é de agradecimento por mais esta parceria de sucesso", destacou o governador Cláudio Castro.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, reforçou a importância da iniciativa para o fomento do setor.

"O turismo no Rio de Janeiro precisa ficar de pé, e o Governo do Estado está dando todo o apoio para isso. Estamos em grande esforço de reerguer o RIOGaleão, e a essa iniciativa da Ita é importante para o nosso país", disse.

O presidente da Ita, Sidnei Piva, também ressaltou que as operações aéreas podem ajudar a acelerar o desenvolvimento do estado.

"O Rio de Janeiro representa o nosso país no turismo mundial, e hoje iniciamos uma história muito importante aqui no estado. É com muita satisfação que vamos fazer esse trabalho de desenvolvimento e fomentar o turismo no Rio", enfatizou.

Recuperação do Galeão - Com o aumento da população vacinada contra a covid-19, a expectativa é de que o brasileiro volte a viajar. Para assegurar a recuperação do setor aéreo e do fluxo de turistas no Rio de Janeiro pós-pandemia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu esta semana o governador do estado, Cláudio Castro, e o prefeito da capital, Eduardo Paes.

"Buscamos uma convergência de esforços dos governos Federal, estadual e municipal, visando à recuperação econômica e, consequentemente, ao aumento do movimento de passageiros no Galeão, que não tem recuperado seu movimento como Santos Dumont e outros aeroportos do país, como temos visto já nos últimos meses, com a intensificação da imunização da população", disse o ministro. "A ideia é construir conjuntamente uma solução que dê saúde financeira para o Galeão, de forma que ele tenha poder de investimento e possa negociar mais voos. Há margem para a retomada no crescimento do fluxo de passageiros", resumiu Tarcísio.

Investimentos - Para o ministro, os entes públicos devem investir na melhoria da segurança e infraestrutura do estado. As próximas rodadas de concessões de ativos federais, previstas entre o segundo semestre de 2021 e até o fim de 2022, injetarão investimentos privados no Rio.

Na lista, estão o próprio Santos Dumont, a Nova Dutra, a Rio-Teresópolis (BR-116, hoje administrada pela CRT) e trechos ferroviários geridos pela MRS Logística no estado, além de ativos do setor de óleo e gás.

"Preparamos ainda o reequilíbrio de longo prazo no contrato e estudamos a possibilidade de renegociação da outorga do Galeão, que deve ser paga em 2023, o que dará mais condições negociação à concessionária para atrair voos, stopovers e [novos] investimentos", concluiu o ministro.