Secretaria de Conservação inicia obras no Rio Icaraí

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) iniciou, nesta semana, obras em parte do Rio Icaraí, na zona sul de Niterói. O objetivo é evitar que a água fique parada e provoque mau cheiro com a evaporação. As intervenções estão sendo feitas nos trechos entre as ruas Cinco de Julho e Mariz e Barros e da Mariz e Barros até a Av. Sete de Setembro. A previsão é que o trabalho esteja concluído em até 45 dias.

"Estamos atendendo a diversas reclamações que se concentram nessas duas quadras porque não possuem o fundo do canal concretado com caimento para o centro evitando, assim, a água parada. A calha ganhará uma inclinação para evitar que a água fique parada e provoque mau cheiro", explica a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

De acordo com a Seconser, esta obra foi uma das indicações apresentadas pelo trabalho de inspeção robótica que está sendo feito nas galerias pluviais subterrâneas da cidade. O trabalho utiliza robôs comandados por controle remoto. São diferentes tipos de equipamentos utilizados em rios e canais como robôs que flutuam, drones e câmeras.

Todos os trechos dos rios que são de difícil acesso ou cobertos serão vistoriados na cidade. Estão sendo avaliadas as estruturas e identificadas obstruções. Após as vistorias, são emitidos laudos e, caso seja constatada a necessidade de reparo, são programados os serviços.

A inspeção robótica foi iniciada em janeiro e já realizada em pontos como Martins Torres (Santa Rosa), Alameda São Boaventura em toda a parte coberta do canal, próximo a Ponte Rio-Niterói, na altura do clube Marajoara até a entrada da Ilha da Conceição e canal da Washington Luiz, no Centro.