Taxistas do estado ganham selo para combater piratas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Cláudio Castro participou, ontem, do lançamento do selo de segurança "Ande de Táxi Legal". A iniciativa tem o objetivo de combater táxis piratas e é uma parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) e a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O novo selo será utilizado nos 33 mil táxis que circulam atualmente no estado, sendo 30 mil somente na capital.

O selo será colado do lado direito do para-brisa dianteiro, facilitando a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado. A identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem/RJ, que utilizarão equipamentos com luz ultravioleta para realizar a leitura do código de barras e demais lacres de segurança impressos no selo.

Durante o evento, o governador Cláudio Castro destacou a importância do selo para os taxistas e para os passageiros.

"Com esse selo, moradores, turistas e os motoristas de táxi se sentirão mais seguros. É uma garantia para a população de que aquele profissional é acompanhado pelo estado. A iniciativa é também um ato de justiça social para os taxistas regulares, que pagam seus impostos, para não haja concorrência desleal com quem trabalha de forma ilegal", ressaltou.

Para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, o Ipem/RJ passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos veículos, que serão fornecidos pelas prefeituras.

"Começamos hoje aqui no Rio a identificação com esse selo nos táxis que estão legalizados. Nossa próxima etapa é começar esse trabalho em todos os municípios. Se no momento de embarcar o usuário observar que o taxista não possui esse selo, não entre no carro e ligue imediatamente para a ouvidoria do órgão pelo 0800 282 3040 ou comunique pelo e- mail [email protected] - enfatizou o presidente do Ipem/RJ, Kennedy Martins.

O presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins, explicou que o Ipem/RJ vai realizar ações itinerantes para oferecer o selo para taxistas de todo o estado.

"O taxista terá a sede para receber o selo, o posto que está sendo aberto na Ceasa e, além disso, equipes do Ipem vãos e deslocar em dois ônibus para outras regiões do estado para melhor atender a população", afirmou.

Taxista há 23 anos, Roberto Augusto já conseguiu o seu selo.

"O selo de segurança é primordial para demonstrar a nossa legalidade, é uma identidade visual para o passageiro, que imediatamente poderá nos reconhecer", disse.