RiocardMais: celular já pode ser utilizado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Clientes do Riocard Mais podem utilizar o celular como forma de pagamento no transporte público. Já é possível comprar e validar créditos de passagem no aparelho, em ônibus de linhas municipais e intermunicipais, metrô, trens, barcas, vans legalizadas e sistema BRT.

Desde ontem (5), a nova forma de pagamento por aproximação está disponível aos clientes da Riocard Mais. Para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital Valida Mais na loja Google Play. O aparelho celular precisa contar com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC, que é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador do meio de transporte, que também deve possuir leitor de NFC.

A nova forma de pagamento está acessível nos principais meios de transporte, mas nem todos os validadores em uso atualmente estão aptos a aceitar o Cartão Digital. Como a tecnologia NFC é uma novidade em sistemas de pagamento no transporte público, os equipamentos mais antigos não possuem leitor de NFC. Para facilitar o uso do novo aplicativo, a Riocard Mais disponibiliza um site para consulta, o https://aceitocartaodigital.riocardmais.com.br para consulta das empresas de ônibus e estações de metrô, trem, vans, barcas e BRT que contam com validadores com leitor NFC.

Não é preciso estar conectado à internet ao usar o Cartão Digital: basta aproximar a tela do celular no validador com NFC, uma vez que as informações relativas aos créditos de transporte adquiridos já estão previamente gravadas no aparelho. Outra facilidade é a possibilidade de carregar o Cartão Digital com cartões de débito e crédito ou via Pix. Com o uso do celular, a experiência no transporte público também se torna mais segura, reduzindo o contato com dinheiro em espécie, seguindo as recomendações sanitárias atuais.