São Gonçalo vacina população geral com mais de 25 anos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Jovens com mais de 25 anos podem continuar se vacinando contra a covid-19, nesta terça-feira (6), em São Gonçalo. O calendário de vacinação segue avançando na cidade com objetivo de ofertar a vacina para toda a população vacinável com mais de 18 anos até a próxima sexta-feira (9). Doze pontos de vacinação, três deles com drive thru, estarão disponíveis. Dez locais funcionam das 8h às 17h. A Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal, funcionam até 21h. Nestas duas unidades, os gonçalenses devem chegar até as 20h30 e nos outros locais até 16h30.

Vale lembrar que, mesmo após as datas, as vacinas continuarão disponíveis para todos os munícipes e que não há necessidade de correria aos pontos de vacinação, principalmente nas primeiras horas da manhã. Para melhor atender os mais jovens, o drive thru da Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade foi remanejado para o campo do Clube Mauá. Os funcionários da Umpa vão se concentrar na maior demanda de vacinação de pedestres, que terão atendimento ampliado.

Gestantes - As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer, segundo informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde. Essas grávidas estão aptas para esta vacina, em São Gonçalo, a partir do fim de julho. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com outras vacinas. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo também continua vacinando portuários, trabalhadores da educação, profissionais de educação física, guardas municipais, veterinários - que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas, puérperas e lactantes com bebês de até 12 meses sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde - todos acima dos 18 anos.