Programas de saúde bucal em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Odontologia da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo retomou os trabalhos de prevenção e promoção em saúde bucal. De forma gradual, as equipes estão em reorganização do trabalho nas unidades para o atendimento odontológico da população e, para isso, as 104 equipes da odontologia das unidades de Saúde da Família estão sendo qualificadas no auditório da Secretaria de Saúde, no São Gonçalo Shopping. O Odontomóvel começou a prestar atendimento no Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Neves, nesta segunda-feira (05), e permanecerá no local por tempo indeterminado.

Uma das primeiras ações realizadas pela nova gestão da Subsecretaria de Odontologia foi a reorganização do atendimento das equipes de saúde bucal que trabalham na Atenção Primária em Saúde. Entre as ações, uma das prioridades é a qualificação dos cirurgiões - dentistas e auxiliares em saúde bucal em relação ao trabalho da odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção Primária em Saúde, Estratégia Saúde da Família, seus indicadores e metas pactuadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Outra ação realizada pela Subsecretaria de Odontologia foi a reativação do Odontomóvel, que já está realizando os serviços de orientação de higiene oral, técnicas de escovação e aplicação de flúor no CER em Neves. As equipes atenderão de segunda-feira a quinta-feira, sempre das 8h às 17h. Aos sábados, as equipes passarão a visitar escolas, igrejas e instituições conforme solicitado à Secretaria Municipal de Saúde.