SG com mais atividades para idosos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dedicado especialmente aos idosos, o Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso de São Gonçalo, no Jardim Catarina, ganhou nova atividade essa semana - o Projeto Memomúsica, que é uma oficina de estimulação cognitiva com música
e alongamento. Disponível para os pacientes atendidos na unidade, o projeto visa melhorar a atenção, concentração e memória através da música, com o canto, expressões corporais e da interação social.

O local, que tem 236 idosos cadastrados, oferece atendimento multiprofissional especializado em idosos com geriatra, enfermeiros, fisioterapeutas e assistente social. Além das consultas, os idosos são encaminhados para as oficinas, dependendo das suas necessidades. Atualmente, o espaço oferece oficinas de alongamento fisioterapêutico, de memória e estimulação cognitiva, de cinema e outras de orientação de saúde.

O Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso tem consultas agendadas e acompanhamento do idoso, mas também atende à livre demanda. Ou seja, qualquer idoso pode se dirigir diretamente ao espaço e será atendido. Em junho,
foram prestados 490 atendimentos entre as especialidades.

Para se cadastrar, basta se dirigir ao Espaço Avançado com cartão do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência para marcar o primeiro atendimento. No dia marcado, é feita a consulta de enfermagem e agendada a consulta médica. Na sequência é feito o plano terapêutico singular, que pode incluir a fisioterapia, serviço social, oficinas de estimulação cognitiva, oficina de alongamento fisioterapêutico e outros serviços na rede.

"O Programa Municipal da Saúde da Pessoa Idosa, através do Espaço do Idoso, oferece atividades que ajudam no desenvolvimento do idoso que já perdeu alguma habilidade, por exemplo. A nova oficina também envolve a emoção, o fazer rir, chorar, relaxar e relembrar momentos. É uma oficina de descobertas e redescobertas com interação social e fisioterapia. É o exercitar mente e corpo beneficiando a saúde", explicou a fisioterapeuta e coordenadora do programa, Maria da Conceição Lopes de Souza Mendonça.

Além do espaço exclusivo do Jardim Catarina, a cidade oferece a especialidade de geriatria nos polos sanitários Augusto Sena, em Rio do Ouro; Washington Luiz Lopes, Zé Garoto; Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa e no PAM Neves. Para consultas nestes locais, o gonçalense deve agendar previamente.

O Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso fica na Avenida Albino Imparato, 1.501, Jardim Catarina (em frente à Lona Cultural) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone 21-2702-5667.