O que é uma alimentação saudável?

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Todos nós no nosso dia a dia nos preocupamos com tanta coisa e às vezes deixamos de fazer uma alimentação que possa proporcionar nutrientes necessários para a prevenção de uma série de doenças.

Além de uma alimentação equilibrada, é fundamental a prática de atividade física para garantir um bem estar físico e mental.

Algumas dicas são importantes:

Beber líquidos durante o dia, mastigar bem os alimentos e não ingerir líquidos com as refeições.

Beba bastante líquidos durante todo o dia, principalmente água, evitando o uso de bebidas com alto teor de açúcar, que poderia predispor um aumento da glicose no sangue, favorecendo a diabetes. Uma ingestão satisfatória de água durante todo o dia, faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado, ajudando no transporte de nutrientes necessários para a digestão dos alimentos.

Um copo de água em jejum com algumas gotas de limão, ou até com meio limão é sempre benéfico. Devemos lembrar que beber líquido junto com a comida, atrapalha a pessoa a mastigar de forma adequada os alimentos, atrapalhando no processo digestivo. Recomenda-se que você possa beber o líquido 30 minutos antes ou 60 minutos após as principais refeições e que durante a alimentação os alimentos sejam bem mastigados.

Evitar grande intervalo entre as refeições.

Muitas pessoas resolvem ficar sem comer, mas é melhor comer pouco, várias vezes ao dia, com intervalos curtos, do que comer poucas vezes ao dia, em grande quantidade. Nosso corpo precisa de energia para o nosso metabolismo e na falta de alimentação, acaba ficando mais lento, para poupar energia e isso dificulta a perda de peso. Se o intervalo é grande, na próxima refeição, acaba-se optando por alimentos mais calóricos, tentando compensar a ausência da alimentação anterior. O ideal é que a alimentação seja feita de três em três horas, e que nos intervalos entre as grandes refeições, a pessoa consuma lanches saudáveis, incluindo as frutas.

Comer com calma.

Nosso corpo precisa de tempo para processar os alimentos e o mecanismo de digestão se dá através de vários estímulos, que se iniciam pelos estímulos sensoriais, tais como a visão, o olfato, o tato, o paladar, estimulando a produção das enzimas digestivas. Por isso recomenda-se comer com calma, sempre mastigando bem os alimentos. A digestão começa na boca, com a mastigação dos alimentos e a ação da saliva. A mastigação transforma o alimento numa consistência pastosa, facilitando o processo digestivo. Quando a pessoa reserva um tempo equivalente de ao menos 20 minutos para cada refeição, e mastiga bem os alimentos, facilita a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa não coma mais do que o que realmente necessita.

Consumir alimentos saudáveis

Alimentos integrais são ótimos para manter a glicemia baixa (baixo teor de açúcar no sangue), as fibras servem de alimento para as bactérias auxiliando na digestão e na função digestiva, ajudando o intestino a trabalhar, proporcionando a sensação de saciedade, além de atuara no controle do colesterol. As frutas e hortaliças são fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de atuarem como antioxidantes, protegendo as nossas células.

Alimentos naturais são recomendados, evitando produtos industrializados, uma vez que estes contem substâncias como corantes e conservantes, que predispõem à hipertensão arterial (pressão alta), sobrecarregando os rins, pelas altas quantidades de sódio existentes nestes produtos.

Um prato colorido contendo legumes, hortaliças, proteínas, fibras, carboidratos, minerais e vitaminas é aconselhável.

Baixo teor de açúcar - Reduzir o consumo de açúcar previne a diabetes e a obesidade.

Quando a pessoa tem uma alimentação saudável, consegue ter um sistema imunológico equilibrado, apresenta uma melhor qualidade de sono, no humor, em suas atividades físicas e de concentração, favorecendo um trânsito intestinal adequado.

As mulheres grávidas precisam ter uma alimentação saudável, para o melhor desenvolvimento do feto e essencial para as mulheres que amamentam, uma vez que o leite materno exclusivo vai garantir o aporte necessário para o desenvolvimento saudável do bebê.

Balanceados - Os alimentos que fazem parte da nossa alimentação devem ser balanceados, estimulando o consumo de carboidratos saudáveis, o consumo de frutas, de proteínas vegetais, proteínas animais, do abacate, de fontes de ômega 3, como o salmão, dentre outros, da chia, da linhaça,da vitamina A, nos ovos, cereais, cenoura, das vitaminas do complexo B, em carnes, leite e ovos, da vitamina C, em frutas como kiwi, laranja e acerola, completando um teor adequado nutricional necessário para um equilíbrio satisfatório das necessidades do organismo.

Os carboidratos complexos, cujo açúcar demora mais para ser absorvido no sangue, e possui uma menor quantidade de açúcar presente no alimento, devem ser consumidos com maior frequência, da mesma forma que as fontes de proteínas de origem animal com menor concentração de gorduras saturadas como os peixes, as aves, os ovos e o leite semi-desnatado. As de origem vegetal, como o feijão, a soja, a lentilha, o grão de bico e a quinoa também são recomendadas.

O consumo da carne vermelha não deve ser exagerado, uma vez que o excesso de carne vermelha leva a um maior consumo de gorduras saturadas, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.