Búzios: retomada do turismo

Evento de Búzios reuniu gestores do poder municipal e iniciativa privada para consolidar as ações e parcerias - Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Consolidar as ações e parcerias para o desenvolvimento do turismo. Com este objetivo, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, participaram, na manhã de ontem (12), de um encontro com o trade turístico, a Câmara de Vereadores e o prefeito e secretários de Búzios, na Costa do Sol.

Na ocasião, o secretário conheceu os gestores da área do poder municipal e da iniciativa privada e expôs como está sendo realizado o trabalho da Setur-RJ e da TurisRio para um recomeço consistente do setor.

"Nós estamos aqui hoje para fortalecer a retomada do turismo. O que a gente precisa é consolidar e organizar o calendário de eventos, porque, quando temos um calendário estruturado, a hotelaria, os comerciantes, os restaurantes, todos se ajustam para receber melhor os turistas. O nosso foco principal será valorizar o turismo do interior do Rio de Janeiro, atuando em campanhas de divulgação das belezas do nosso estado em cidades vizinhas, como São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás", disse Gustavo Tutuca.

O secretário ressaltou, ainda, que o setor precisa se preparar para aproveitar os 11 milhões de turistas brasileiros que deixaram de viajar para o exterior e, hoje, estão ávidos para viajar e conhecer as belezas do próprio país.

"Divulgar o turismo de proximidade e expandir o calendário de feiras e eventos são as ações que precisam se consolidadas neste momento. Nós temos 12 regiões turísticas no estado do Rio, cada cidade com sua particularidade e história, e queremos trazer estes turistas para o nosso estado", explicou Tutuca.

Para o presidente da TurisRio é fundamental a união entre os poderes municipal, estadual e iniciativa privada para fortalecer as iniciativas que serão construídas para uma retomada consistente.

"É importante que seja valorizada a participação em feiras e a divulgação dos destinos nos estados vizinhos. O turismo de proximidade está em alta. Os viajantes buscam lugares em que possam chegar de carro. Para isso, a promoção é essencial e os eventos do setor são um marketing de extrema importância.

O município de Armação dos Búzios é considerado um paraíso com suas dezenas de praias e gastronomia requintada.

"A cidade está entre os destinos mais procurados do mundo, por isso a necessidade de somar esforços no trabalho de desenvolvimento turístico do município. Essas discussões são mais que essenciais", destacou o prefeito Alexandre Martins.

O evento contou com a presença dos secretários de turismo, cultura e esporte de Búzios, Dom de Búzios, Romano Lorenzi e Gugu Braga, respectivamente, do presidente da Câmara dos Vereadores, Rafael Aguiar, além de representantes do trade turístico.