SG: mais empresas na cidade

Marcio Picanço, secretário de Desenvolvimento Econômico, comemora aumento de 96% na abertura de empresas - Foto: Lucas Alvarenga/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo alcançou um ótimo desempenho econômico no primeiro semestre de 2021, com o aumento de 96% no número de abertura de empresas, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, foram abertas 1101 empresas nos primeiros seis meses de 2021 contra 560 no mesmo período de 2020. Ainda segundo o levantamento da autarquia, a cidade ficou em quarto lugar no ranking dos municípios e o mês de destaque foi maio, com nada menos que 214 empresas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio Picanço, esses dados são reflexos das ações adotadas pelo município junto ao Governo do Estado.

"Esses números são o resultado dos esforços e trabalho da Prefeitura e o Governo do Estado, como o alvará on-line em parceria com a Junta Comercial e o convênio com a AgeRio, que possibilita crédito para micro e pequenos empresários com baixos juros. Estamos trabalhando para gerar mais oportunidades para o empreendedor e o empresário de São Gonçalo, e melhorar ainda mais esses números no segundo semestre", disse o secretário.

A retomada da economia é uma das prioridades da atual gestão. O prefeito Capitão Nelson reforça que as ações diárias de limpeza e recapeamento asfáltico, as obras de drenagem e o reforço na segurança com novas equipes da Operação São Gonçalo Presente já mudaram a cara da cidade e estão começando a atrair investidores e novos empreendedores.

Dentre algumas das empresas dos mais diferentes segmentos que agora desfilam pelo território podemos citar a Rumo ao Mar materiais náuticos (empresa construtora de pequenas embarcações), Alvo Atacadista e a Magazine Luiza.

"A escolha da cidade para receber uma loja foi devido ao potencial da cidade e temos a expectativa de ser a filial com o maior faturamento do Estado do Rio", disse Felipe Rodrigues, gerente de Operações da Magalu, que destacou a ótima receptividade da população de São Gonçalo com a loja que abriu 33 vagas fixas e 20 intermitentes, que trabalham de acordo com a necessidade de demanda.

Cursos profissionalizantes - As inscrições para alguns cursos profissionalizantes da parceria entre a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo com a Firjan Senai foram prorrogadas para 21 de julho. As vagas são preferencialmente para os moradores dos condomínios do atual Programa Casa Verde Amarela, antigo Programa Minha Casa Minha Vida. Os cursos oferecidos são voltados para a população de baixa renda, para que possa desenvolver a qualificação profissional e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Os cursos que tiveram as inscrições prorrogadas foram: técnicas de fabricação de doces finos, fabricação de salgadinhos, pizzaiolo, operador de computador, eletricista instalador predial, montagem e manutenção de computadores e capacitação para o mercado de trabalho.

Mais informações pelo telefone (21) 2476-3529 e (21) 2476-3510. E as inscrições deverão ser realizadas na unidade da Firjan Senai, na Rua Dr. Nilo Peçanha, 134, no Centro. Os documentos pedidos são xerox do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4.

Ao final do curso, os alunos que obtiverem o mínimo de presença exigida e o aproveitamento necessário receberão um certificado de conclusão da Firjan Senai, que poderá ser usado em processos seletivos de trabalho.

Cursos com inscrições prorrogadas:

- Preferencialmente para moradores de condomínios Residencial Vista Alegre I e Vista Alegre II, em Vista Alegre, serão destinados os cursos:

. Técnicas de Fabricação de doces finos - (16 vagas manhã e 16 vagas tarde 40h). Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo.*

. Fabricação de salgadinhos - (16 vagas manhã e 16 vagas tarde 20h)). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e 9º ano do Ensino Fundamental.*

. Pizzaiolo - (16 vagas manhã - 160h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e 6º ano do Ensino Fundamental.*

*Esses cursos serão na unidade Firjan Senai, na Rua Dr. Nilo Peçanha, 134, no Centro de São Gonçalo.

- Preferencialmente para os moradores dos Condomínios Residencial Cozumel I, Residencial Cozumel II, Residencial Cozumel III, Residencial Aruba, Condomínio Parque dos Sabiás, Condomínio Parque das Gaivotas, Condomínio Parque dos Bem Te Vis, Condomínio Parque das Araras, todos situados no bairro Jóquei serão destinados os cursos.

. Operador de Computador - (20 vagas manhã e 20 vagas tarde 180h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo.**

Eletricista Instalador Predial - (20 vagas tarde 140h). Pré requisitos : a partir de 16 anos e 9º ano do Ensino Fundamental.**

**Esses cursos serão realizados na unidade da Firjan Senai, na Rua Dr. Nilo Peçanha, 134, no Centro de São Gonçalo.

- Preferencialmente para os moradores do condomínio Residencial Venda da Cruz, em Venda da Cruz, serão destinados os cursos:

. Montagem e Manutenção de Computadores - (20 vagas manhã 90h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) completo.***

. Capacitação para o mercado de trabalho - (20 vagas manhã e 20 vagas tarde 20h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e Ensino Fundamental incompleto.***

***Esses cursos serão na 1ª igreja Batista em Venda da Cruz, Rua Doutor Porciúncula, 415.