Cuidadores de idosos são capacitados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os 94 cuidadores das residências terapêuticas (RTs) de São Gonçalo, moradias das pessoas que dependem do atendimento de saúde mental na cidade, estão fazendo curso de qualificação profissional para melhor atender os moradores desses locais. A capacitação acontece uma vez por semana para cada turma e será concluída após cinco encontros, garantindo o certificado para cada um deles.

Atualmente, São Gonçalo tem 10 residências terapêuticas que abrigam moradores provenientes de longas internações. Estas residências possuem entre oito e, no máximo, dez pessoas. As RTs contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas, coordenador e acompanhante terapêutico para que os moradores possam ir à rua fazer compras, ir ao médico e ao banco, por exemplo.

As RTs são casas para aqueles que não têm como voltar para as suas famílias. Eles têm acompanhamento médico e supervisão diária de uma técnica de enfermagem. "A capacitação vai melhorar o trabalho dos cuidadores na atenção aos primeiros socorros, no controle e guarda de medicamentos, na introdução da alimentação mais saudável, no cuidado com a higiene e orientações em geral", disse o coordenador da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Edmilson Pereira.