Além dos pulmões, covid-19 afeta também coração e rins

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de 18 meses de pandemia pelo novo coronavírus, muitas questões permanecem não respondidas. Inicialmente, acreditava-se que apenas os pulmões eram afetados pela infecção, mas logo ficou claro que se trata de uma doença sistêmica. Coração e rins são outros órgãos muitas vezes comprometidos pelo vírus Sars-CoV 2, em especial em suas formas graves.

De acordo com a dra. Ana Luiza Sales, cardiologista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), cerca de um terço dos pacientes internados com formas graves da infecção por Covid-19 podem evoluir com algum grau de comprometimento cardiovascular. Esses pacientes, em geral, apresentam maior número de comorbidades, manifestam quadros inflamatórios mais graves e têm pior sobrevida quando comparados com os pacientes sem acometimento cardiovascular por esse vírus, como reforça a médica: "O acometimento do coração acontece nas fases mais tardias da infecção, principalmente depois de 7 a 10 dias, na fase conhecida como 'hiperinflamação'.".

A médica aponta que 30% a 40% dos pacientes mais graves, que precisam de internação em Centro de Terapia Intensiva (CTI), podem desenvolver dano cardíaco. Indivíduos que já possuem alguma comorbidade (como diabetes e hipertensão arterial) têm maior risco de evoluir para as formas graves da doença, com maiores chances de acometimento cardiovascular pelo vírus. No entanto, os pacientes sem comorbidades também podem avançar com quadros graves dessa virose e com comprometimento do sistema cardiovascular.

Segundo um levantamento realizado pelo laboratório de ecocardiografia do CHN, coordenado pelo médico João Tress, de março a junho de 2020, quase 40% dos pacientes com acometimento cardiovascular apresentavam sinais de disfunção sistólica (insuficiência cardíaca), 25% tiveram episódios de trombose venosa, 22% desenvolveram pericardite (inflamação do pericárdio, membrana que envolve e protege o coração) e 15%, miocardite (inflamação do músculo do coração, chamado miocárdio).

"O estudo continua e a motivação é fazer a comparação entre os semestres de 2020 e 2021, principalmente, pelas mudanças das cepas do vírus. Por isso, a importância do reestudo para mostrar as complicações cardíacas da Covid de acordo o surgimento das novas variantes", afirmou João Tress.

Ainda de acordo com a doutora Ana Luiza, há pacientes ambulatoriais que não manifestam sintomas respiratórios graves quando infectados pela Covid-19, mas que cursam com algum grau de envolvimento cardiovascular. Esses pacientes podem ou não apresentar sintomas. O envolvimento cardiovascular pode representar um risco à saúde, em especial se essa condição não for detectada, acompanhada e tratada adequadamente, quando necessário. Por essa razão, recomenda-se avaliação cardiológica de rotina após infecção por Covid-19.

Insuficiência cardíaca, arritmia, eventos trombóticos, doença coronariana e pericardite são algumas das possíveis manifestações do comprometimento
cardiovascular pelo Sars- CoV-2.

Exame físico especializado, eletrocardiograma, ecocardiograma, angiotomografia de artérias coronárias, cineangiocoronariografia e ressonância magnética do coração são exames comumente usados na avaliação cardiológica pós-infecção por Covid-19.

"A população deve ser alertada para a possibilidade de acometimento cardíaco pelo coronavírus, em especial naqueles pacientes portadores de comorbidades. Por essa razão, após a infecção por Covid-19, recomenda-se que pacientes com e sem manifestações graves da doença busquem avaliação médica, se possível, consultem-se com um cardiologista, que fará uma avaliação individualizada para identificar precocemente a necessidade de exames complementares para auxiliar na verificação de possíveis sequelas cardiovasculares por essa virose. Uma vez identificadas essas "cicatrizes" no coração, esses pacientes devem ser acompanhados de perto por seus cardiologistas, já que as diferentes sociedades de cardiologia ainda não sabem ao certo o impacto prognóstico desses achados ao longo do tempo", salienta a médica Ana Luiza Sales.