SG: internados em CTI têm atendimento odontológico

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Pronto Socorro Central de São Gonçalo, no Zé Garoto, também têm assistência odontológica. A Subsecretaria de Odontologia da Secretaria de Saúde de São Gonçalo iniciou os atendimentos com a Odontologia Hospitalar na unidade. O objetivo é minimizar complicações causadas por infecções bucais nos pacientes durante a internação.

O início do trabalho foi um pedido do secretário municipal de Saúde, Dr. André Vargas, que vai ampliar este tipo de atendimento para outras unidades com CTI. A implantação do serviço segue a lei federal 2776/2008, que trata da odontologia hospitalar, onde um profissional de saúde bucal atua para prevenir outras doenças, inclusive a diminuição da infecção hospitalar.

"Os cuidados odontológicos no CTI são muito importantes para prevenir várias outras doenças que podem começar por infecções bucais. Complicações odontológicas no paciente internado podem evoluir para doenças sistêmicas (doenças que afetam todo o corpo humano). Exemplo disso é a gripe, que causa efeitos variados, como problemas de respiração, dores musculares e de cabeça e outras infecções", disse o subsecretário de Odontologia, Dr. Paulo Alberto do Nascimento.

O serviço também será implantado no Hospital de Retaguarda para covid-19 (antigo Menino de Deus).