SG tem novo canal para denunciar a violência doméstica e sexual

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Sala Lilás, no Instituto Médico Legal de Tribobó, em São Gonçalo, ganhou um novo meio de comunicação para atender as demandas do espaço. A partir de agora, a população pode ligar para o número de telefone (21) 3715-2155, que auxiliará no atendimento direto entre a equipe da Sala com a população, além de servir como um canal que passará as informações que o local oferece. A novidade foi apresentada durante reunião entre a equipe do IML com as profissionais do Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom), ontem (22).

"Ter esse novo canal de comunicação é uma grande vitória para Sala Lilás, pois vai fazer com que as informações sejam passadas de maneira mais precisa. Percebe-se que o cuidado vai além do técnico, envolvendo o emocional da vítima e da família. Neste local se faz necessário um atendimento extremamente humanizado para que as vítimas se sintam bem acolhidas. Esse primeiro atendimento é primordial e a equipe vem desenvolvendo bem esse trabalho", declarou Ana Cristina da Silva, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

O Projeto Sala Lilás é um ambiente mais acolhedor, que presta atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, com incidência nas violências física e sexual, que chegam ao local para realizar o exame de corpo de delito, após registrarem ocorrência nas delegacias. O objetivo é fornecer atendimento humanizado, especializado e dar suporte à vítima diante da violência que foi exposta.

Ontem, a Sala Lilás também recebeu a doação de brinquedos por técnicos do Ceom, que se uniram para presentear as crianças que ali são atendidas. "A maioria das crianças que chegam na Sala Lilás para ser atendidas está em vulnerabilidade social. Muitas delas são vítimas de abuso sexual", contou Silvia Carvalho, assistente social da Sala Lilás.