Niterói: Centro de Economia Solidária comemora dois anos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro centro público municipal de referência em economia solidária no Estado do Rio comemora dois anos na próxima segunda-feira (25). O local, conhecido como Casa Paul Singer, foi inaugurado pela Prefeitura de Niterói, em 2019 como um espaço de acolhimento, formação, capacitação e orientação aos empreendedores da economia solidária, cooperativas e associações, que recebe trabalhadores de Niterói e de municípios vizinhos. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, em parceria com o Fórum de Economia Solidária de Niterói, preparou uma semana inteira de atividades para comemorar os dois anos da Casa. A programação contará com lives transmitidas pelas redes da @smases e oficinas que acontecerão na Casa Paul Singer, com vagas limitadas em respeito às normas sanitárias em razão da pandemia da Covid-19.

O Secretário Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Vilde Dorian, destaca que a Casa Paul Singer é um espaço de impulsionamento da política de economia solidária.

"O Centro Municipal de Referência em Economia Solidária Paul Singer é um espaço de impulsionamento desta política tão cara à nossa secretaria e à nossa gestão. Comemorar os dois anos desse equipamento é também celebrar a exitosa parceria entre o Poder Público e o Fórum Municipal de Economia Solidária. Teremos uma semana de atividades para celebrarmos a possibilidade de uma outra economia e finanças solidárias", comemora o secretário.

A Casa Paul Singer conta com um espaço de comercialização, onde diversos produtores podem expor e vender seus produtos feitos de maneira artesanal, como roupas, mel, sabonetes, itens de casa etc. Além disso, o local possui uma sala de atendimento psicossocial e uma área destinada ao Fórum de Economia Solidária, sendo gerenciada de maneira compartilhada, com recursos de convênio firmado com o Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Maicon Carlos, coordenador de Economia Solidária, reforça que a Casa é uma referência em todo o País.

"A Casa Paul Singer é uma referência, não só no Estado do Rio, como no Brasil. É resultado do esforço e da luta dos trabalhadores da economia solidária organizados na cidade, mas também, da sensibilidade do governo, passado e do atual, com a causa", disse Maicon.

A programação se estende por toda semana, de forma virtual ou presencial. Para participar das oficinas é necessário fazer inscrição pelo e-mail [email protected] ou pelo número (21) 99038-4409. As oficinas acontecem na Casa Paul Singer, localizada na Avenida Amaral Peixoto, 901, no Centro de Niterói.

- Segunda, dia 26/07

16h - Live de aniversário de dois anos do Centro Público de Referência em Economia Solidária Paul Singer com o Secretário de Assistência Social e Economia Solidária Vilde Dorian

Transmissão pelas redes da @smases e do Fórum de Economia Solidária de Niterói

- Terça, dia 27/07

13h - Oficina de tear com Marilda Bravo

- Quarta, dia 28/07

13h - Oficina de Pet com Cris Santos

16h - Live com as mulheres negras da economia solidária em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, transmitida nas redes da @smases, do Fórum de Economia Solidária e no canal da Casa da Utopia

- Quinta, dia 29/07

11h - Inauguração das salas de leitura e de oficinas com o Prefeito Axel Grael e o Fórum de Economia Solidária

- Sexta, dia 30/07

13h - Oficina de velas com Telma Tavares.