Autismo: Niterói tem centro especializado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dos principais centros de referência para tratamento do Transtorno do Espectro Autista da América Latina, chegou a Niterói.>>O casal Marcelo e Bianca Amaral, pais de dois meninos autistas e sócios da Instituto Priorit, se uniu à Renata Costa, fonoaudióloga especializada em Psicomotricidade, Saúde Mental da infância e do Adolescente, mestranda da UFF em Diversidade e Inclusão, e integrante do Instituto Priorit desde a sua fundação, para a abertura da unidade.

"Eu e minha esposa não temos formação na área. Eu sou publicitário e atuei no segmento por mais de 20 anos. Minha esposa, Bianca, é farmacêutica industrial de formação, trabalhou 12 anos na área de saúde, mas nos últimos 14 anos atuou como empresária em diversos segmentos. Com isso, unimos a nossa sensibilidade de pais com filhos autistas, com a minha visão estratégica e de marketing, com a experiência administrativa da minha esposa, junto com todo o know-how técnico da Renata", conta Marcelo Amaral.

O Instituto Priorit, que tem duas unidades no Rio de Janeiro, uma em Copacabana e outra na Barra e 13 anos de experiência e metodologia exclusiva, tem o objetivo de oferecer tratamento multidisciplinar com uma metodologia transdisciplinar, num mesmo espaço, de forma a otimizar e potencializar os resultados terapêuticos em crianças com TEA (transtornos do espectro autista), TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e outros Transtornos do Desenvolvimento, priorizando as metas e objetivos unificados, através de Terapias Individuais e Atividades de Grupo, acolhimento e orientação à Família, à Escola e ao Mediador Escolar.

Com metodologia própria e de referência no país, o instituto oferece também opções para trabalho das questões motoras e as habilidades sociais, com uma proposta lúdica, para aumentar o interesse e, consequentemente, a resposta das crianças e adolescentes. Atividades como capoeira, psicomotricidade, judô, yoga, música, teatro, dança e habilidades sociais, realizadas em pequenos grupos, podem fazer parte do programa individual de intervenção.