Álbum traz canções inspiradas em Niterói

Márcio Proença vem ao longo de seis meses se dedicando à produção inspirada em Niterói Niterói. - Foto: Simone Borges / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Márcio Proença, violonista, guitarrista, compositor e produtor musical brasiliense estará lançando dia 30 de julho, nas plataformas digitais, "Encantos da Cidade - Um passeio musical", seu álbum de estreia em que homenageia a cidade de Niterói, pelo selo musical fluminense Tambaqui Records.

Idealizado no auge da pandemia, mas produzido de forma virtual num período de quatro meses, através de um sistema online que permite a realização de gravação musical à distância, o trabalho torna públicas dez composições inéditas do guitarrista que também assina a produção do álbum. "Sou apaixonado por Niterói! Aqui lecionei em um conservatório nos anos 2000, quando minha relação com a cidade se iniciou timidamente. Mas após um hiato de oito a dez anos, ela se intensificou devido meu namoro com minha futura esposa, que ia me apresentando a cidade de tempos em tempos." A princípio, a proposta era lançar um trabalho com doze canções contendo letra e algumas participações de cantores e instrumentistas brasileiros. Porém, diante da dificuldade das agendas da maioria desses músicos e intérpretes, optou-se por um número reduzido de canções e uma música mais instrumental, trabalhando com estrangeiros, entregando ao público, nos últimos oito meses, os singles de autoria de Proença, que não foram incluídos no álbum: "No fear"; "Aquele meu blues por você (Roberta)", "Para um amor em Niterói", "O Andarilho" e a intimista "You know, I love you" antecedendo assim, o lançamento do disco. Além das faixas que são batizadas com nomes dos principais bairros da cidade como "Boa Viagem", "Itaquá (Os surfistas)", "Gragoatá" e as demais: "Noturno Icaraí"; "O Líder (Arariboia)"; "Cine Icaraí"; "A Ponte"; "Estação Charitas" e "Jurujuba", o disco conta com participações especiais de diversos músicos americanos. São eles: os cantores Mick Landersan (ex-backing vocal do saudoso cantor All Jarreau); o baixista Joe Simpson; o baterista Paul Sanders; os pianistas e tecladistas canadenses Robin Stanley e Peter Brandon e a flautista britânica Ingrid Burdon.

Com arte gráfica de Márcio Proença, a capa conta com a imagem do MAC (Museu de Arte Contemporânea) ao fundo.