Negócios já são voltados para soluções de impacto ambiental

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O 1º Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara identificou 69 empreendimentos que promovem soluções de impacto socioambiental positivo em 17 municípios da região. O estudo apresenta as principais características do empreendedorismo de impacto para a conservação da biodiversidade, segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha em toda a região hidrográfica da Baía de Guanabara. A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Firjan, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Instituto humanize e o Sebrae-RJ.

"Entendemos que o empreendedorismo sustentável é fundamental para induzir o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza. A partir das informações sistematizadas neste Mapa podemos desenvolver programas de apoio aos negócios em conjunto com outras instituições e parceiros do território. Nossa intenção é fortalecer esses negócios, reforçando a lógica de que a conservação da biodiversidade pode ser compreendida também como um ativo", explica Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.

O mapeamento identificou negócios com atuação nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, ltaboraí, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Maricá, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito e Rio de Janeiro.

"Sabemos que os municípios que integram a Região Hidrográfica da Baía de Guanabara possuem grandes desafios socioeconômicos e ambientais, mas também existe um grande potencial de desenvolvimento e inovação por meio de negócios promissores alinhados à conservação da biodiversidade", frisa Karam.

Entre os 69 negócios mapeados, 34 são dedicados a produtos e serviços sustentáveis, representando 49% da amostra, seguido por turismo sustentável (18,8%), saneamento (17,4%), agricultura, pecuária e manejo florestal sustentável (8,7%) e aquicultura, pesca sustentável e maricultura (5,8%).

Destaques - Os organizadores do 1º Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara escolheram três negócios de destaque. Além de obterem mais visibilidade para suas ações, os empreendedores poderão interagir com outros atores estratégicos da região e receber capacitação especializada. Um dos destaques é a Madre Frutos, iniciativa do Sinal do Vale, empresa de Duque de Caxias que faz o manejo sustentável da jaca em áreas protegidas por meio do processamento da fruta e da geração de renda para agricultores familiares. A proposta do negócio - além de contribuir para o controle da jaca, espécie invasora, - é desenvolver produtos saudáveis orgânicos e regionais de maneira que também regenerem e conservem o solo e a mata em que são cultivados, aproximando ainda os produtores dos consumidores.

Outro destaque é o e-Trilhas, uma plataforma digital (https://etrilhas.com.br) que conecta praticantes de trilhas ecológicas, gestores de unidades de conservação, guias turísticos e outros fornecedores da cadeia produtiva do entorno, como restaurantes e pousadas, por exemplo. A proposta é atrair novos visitantes para as trilhas, gerando um ambiente de colaboração entre todas as partes interessadas na visitação de áreas naturais, contribuindo assim para a geração de renda sem colocar em risco a conservação da natureza.

O terceiro destaque é o Action Tratamento de Resíduos, negócio que surgiu com o objetivo de realizar a coleta e o tratamento dos resíduos poluentes da água, além de fazer o reuso, destinando a água tratada para a agricultura orgânica de baixo impacto no cultivo de frutas. A empresa coleta, transporta e destina resíduos poluentes de forma legal e responsável e atua também com a locação e a limpeza de banheiros químicos. Está presente em Duque de Caxias, Cachoeiras de Macacu e em Itaboraí.