Censo de animais domésticos em Casimiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante este mês e em agosto, a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, está realizando o censo populacional dos animais domésticos, com o objetivo de levantar a população real ou a mais próxima do real.

Os moradores vão receber a visita do agente de Combate à Endemias que, além do trabalho de rotina, apresenta um formulário e colhe informações sobre os animais, tais como quantos animais há na residência, se estão vacinados e castrados, etc. A ação faz parte do Programa Municipal de Educação em Saúde, Guarda Responsável e Controle Populacional de Cães e Gatos.

A população de animais está crescendo consideravelmente a cada ano, principalmente os animais que ficam nas ruas, podendo gerar um problema de saúde pública, trazendo consequências negativas para todos. Os cachorros derrubam os latões de lixos e há registros do aumento do número de zoonoses transmitidas dos animais para o homem. Estes animais de rua são chamados de errantes e as informações serão passadas pelos inúmeros cuidadores espalhados pelo município.

Muitos dos animais que estão nas ruas não são de rua, eles têm casas onde se alimentam mas não ficam restritos ao imóvel. Estes animais são chamados de semidomiciliados.

Quem quiser saber mais informações é só ligar para a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, no telefone 2778-1248, ramais 234 e 239.