Vacinação já apresenta resultados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A pandemia pelo Covid-19 no mundo todo levou a um número inacreditável de pessoas infectadas, com muitas perdas, infelizmente.

Com o início da vacinação e o aumento do número de pessoas imunizadas, já conseguimos identificar uma diminuição do número de internações e, consequente, redução do número de óbitos.

A expectativa e o sonho do retorno à normalidade da vida cotidiana sem as preocupações atuais oriundas do risco da doença aguarda uma totalidade de pessoas imunizadas, para que possamos ter a tranquilidade de volta aos nossos corações.

As vacinas inicialmente dadas aos mais idosos e já atualmente conseguindo vacinar um número significativo até a data atual, está assegurando à população menor risco de gravidade e menor letalidade pela doença. Pessoas com comorbidades também já se beneficiaram da prevenção com as vacinas disponíveis.

A vacinação pela Coronavac, Astra Zeneca, Pfizer e Jansen, abrangendo cada vez mais a nossa população, não evita que a doença surja, porém não terá uma gravidade significativa e deve proporcionar uma recuperação mais rápida sem sequelas graves.

As reações vacinais desencadeadas pelos efeitos colaterais do organismo como febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, dor nas pernas, vermelhidão no local da aplicação da vacina, dentre outras, tem uma duração, felizmente, em média, de 24 horas, podendo se estender até 48 horas geralmente.

A vacinação da gripe disponível nos postos de saúde e em alguns locais de clínicas de família e em outros locais estão mantendo a prevenção da gripe, que tanto nos preocupava antes do início da pandemia.

Importante lembrar que as outras vacinas necessárias, de acordo com o cartão vacinal da criança, do adolescente, da gestante e do idoso, devem ser observadas e tomadas de acordo com a datas previstas no cartão vacinal.

O intervalo entre a vacinação contra o Covid-19 e a da gripe deve respeitar um intervalo mínimo de duas semanas.

Nosso índice de abrangência vacinal com a primeira dose se aproxima de 50% da população e esperamos que até o final do ano estejamos com a nossa população totalmente vacinada.

Os dados estatísticos demonstram que houve uma queda significativa dos casos de óbitos, apés a vacinação, bem como do numero de novos casos pelo Covid 19.

O Ministério da Saúde divulgou que em 30 de julho, ja há registro de distribuição de 176.208.358 doses, com 138.195.876 doses aplicadas, 98.531.430, com a primeira dose e 39.664.446 com a dose única ou a segunda dose, em todo o país.

Importante lembrar que os cuidados de prevenção envolvem toda a população. Mantendo-se os cuidados de higienização, o uso de máscaras de forma correta, e evitando a aglomeração, prevenimos a contaminação e a disseminação da doença.

Devemos estar unidos e vacinados, para vencermos esse momento difícil, já com uma esperança de que juntos somos mais fortes !!!