A importância dos cuidados com a Saúde

Por

Por professor Aderbal Sabrá e professora Selma Sabrá, especial para O FLUMINENSE

Os cuidados com a nossa saúde são fundamentais!

Nos dias de hoje, ainda com a pandemia pelo CORONAVÍRUS vigente, todos os cuidados são essenciais para garantirmos um equilíbrio de uma vida saudável.

A população deve estar ciente sobre os riscos causados pela COVID-19, sendo tão importante quanto as medidas de proteção. As decisões conscientes na adoção de comportamentos positivos que contribuam para proteger a si e os entes queridos evitando adquirir a doença causada pelo CORONAVÍRUS são fundamentais para garantir a saúde do povo.

A vacinação está em curso, e esperamos que todos consigam se vacinar o mais rápido possível, para assegurarmos a imunização contra esse vírus que já causou tanto sofrimento e tantas perdas em nossa população.

O uso de máscaras continua sendo obrigatório e o cuidado de higienização é extremamente necessário para evitarmos a contaminação e a propagação viral. Evitar aglomerações, festas, reuniões, apesar de bastante difundido, infelizmente muitas pessoas continuam desrespeitando essas medidas, facilitando a manutenção dos casos de doença causada pelo CORONAVÍRUS.

O estresse oriundo da falta desse convívio social, associado a falta de empregos, sobrecarga com o trabalho de home office, acúmulo de serviço com os filhos, que permanecem mais tempo em casa por conta do isolamento, agrava essa situação. A volta à escola melhorou a interação social das crianças, tornando-as mais alegres e felizes, uma vez que respeitando as medidas necessárias e preconizadas devido a pandemia, mesmo que muitas vezes em regime de escala, favoreceu o retorno da aprendizagem presencial, e reduzindo a carga dos pais, com o acúmulo de funções.

Evitar o uso abusivo dos computadores é necessário. A prática de exercícios deve ser incentivada, evitando o uso abusivo dos computadores, respeitando sempre o distanciamento. Caminhar pela rua, na praia, onde for possível, pegar sol, mesmo que seja escolhendo por qual lado da calçada andar, por conta do sol, ajudam a reduzir o estresse e evitam o acúmulo de peso pela ausência da prática de exercícios ou falta de movimentação, associado à uma alimentação não saudável.

Alimentação saudável baseada em alimentos não gordurosos, com valores balanceados de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais garantem nutrientes adequados para manutenção da saúde do organismo. A ingestão de líquidos de forma regular, garante um aporte hídrico capaz de manter o corpo hidratado. Beba bastante líquidos, beba bastante água.

Quem fica muito tempo sentado por conta do trabalho de home office, procure cadeiras mais confortáveis ou garantam que o apoio para o quadril e a região dorsal, garantam um apoio confortável, para evitar dor nas costas. Quem precisa ficar muito tempo em pé, evite ficar parado o tempo todo no mesmo lugar, movimentando as pernas para facilitar o retorno venoso. Ao chegar em casa, sempre que possível se deitem no sofá e elevem as pernas para cima para melhorar a circulação, medida extremamente saudável e que garante uma sensação de alívio.

Na atual situação, todos devem estar unidos, sendo mais felizes, desfrutando do convívio familiar, evitando discussões desnecessárias, exigências descabíveis, nos solidarizando com a situação mundial e fortes, confiantes, para vencermos essa batalha juntos, com sabedoria
e muita saúde para todos nós.

  • Tags: