São Gonçalo na campanha 'Agosto Laranja'

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um mês destinado à conscientização sobre a luta contra a leucemia, a importância da doação de medula óssea e cordão umbilical, e também para orientar a população sobre a doação de sangue.

Para reforçar a importância dessas causas, o mês de agosto será o 'Agosto Laranja', realizado em São Gonçalo através da Coordenadoria de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Clínica de Oncologia de São Gonçalo (Oncosg) e a ONG Davida Samaritanos.

"Essa é a primeira campanha voltada para essa importante causa na nossa cidade e é a esperança de muitas pessoas que aguardam por um doador compatível", destaca Patrícia Silva, coordenadora de Políticas Públicas Contra o Câncer.

No dia 25 de agosto, será realizado o "Dia D" de coleta de sangue, no Centro Oncológico de São Gonçalo (Oncosg), organizado pelo Davida Samaritanos, a Oncosg e a Prefeitura de São Gonçalo, levando-se em conta a necessidade de bolsas de sangue que pacientes com câncer, especialmente a leucemia, precisam. Também serão feitos esclarecimentos à população sobre o processo de doação de medula óssea.

"O objetivo é que a população se conscientize quanto à importância da doação de sangue. Os pacientes que fazem tratamento de leucemia realizam diversas transfusões de sangue. Com o período de pandemia, os estoques de sangue foram muito prejudicados, por isso é importante a adesão da população", disse o cirurgião oncológico Edmar Lopes, diretor da Oncosg.

Para ser doador é preciso ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa para esclarecer dúvidas.