Mês de incentivo ao aleitamento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A primeira semana do mês de agosto é marcada pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. No entanto, o Agosto Dourado será marcado por eventos em São Gonçalo durante todo o mês em várias unidades de saúde. Serão rodas de conversa com mães, gestantes e lactantes e uma live através do canal do Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos de São Gonçalo (Sindspef).

A intenção é mostrar a importância da amamentação e estimular o ato pelo maior período possível. Na conversa, as mães poderão tirar suas dúvidas sobre o tema e receber orientações sobre os mitos e verdades do aleitamento materno. Com o slogan "Proteger a amamentação - uma responsabilidade de todos", a primeira atividade acontece no Posto de Saúde Ana Nery, no Gradim, nesta terça (3), às 9h30.

"As rodas de conversa servirão para dar muitas dicas e desvendar mitos sobre o aleitamento materno, como a qualidade do leite, amamentação cruzada, amamentação e nova gestação, alimentação da mãe, entre outros. É muito importante frisar que o leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê. A criança que mama no peito tem mais saúde e adoece menos", contou Aline Aguiar, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo.

Na sexta-feira (6), as dicas e informações poderão ser acompanhadas por todos os gonçalenses através de uma live pelo facebook do Sindspef (Sindspef-SG), a partir das 18h30. A apresentação será feita por Aline Aguiar, que também é da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de São Gonçalo; Ana Paula Seixas de Souza, psicóloga do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno da cidade; e Nívia Angélica Alves Barbosa, vice-presidente do Sindspef e servidora da cidade há 21 anos.

Todos os eventos têm como objetivo apoiar e fortalecer a amamentação. "O movimento, que é internacional, mostra a importância do tema. Nós vamos reforçar durante todo o mês de agosto, mas ele é sempre explorado no Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno da Clínica do Mutondo", finalizou Aline.

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno -

A Clínica Gonçalense do Mutondo mantém o atendimento fixo para as mamães e gestantes que precisam de ajuda, orientações e também para tirar dúvidas sobre o aleitamento materno. Todas as quartas, quintas e sextas, sempre das 9h às 17h.

As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações - durante a gestação e no pós-parto.

"As mamães também recebem orientação nutricional, introdução alimentar nos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno", explicou Aline.

São Gonçalo não tem banco de leite, mas as doações podem ser feitas na unidade. O leite é levado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói. O espaço também aceita doação de frascos de vidro com tampa plástica.