Distribuição de agasalhos e cobertores em Niterói

'Niterói Solidária' é uma ação realizada pelo Centro Espírita Antônio de Paula - Foto: Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói iniciou, esta semana, a distribuição de agasalhos e cobertores arrecadados pela campanha Niterói Solidária para organizações do terceiro setor. A Obra Social do Centro Espírita Antonio de Paula, entidade religiosa que exerce atividades filantrópicas há mais de 100 anos na cidade, foi a primeira a receber os itens de frio, na segunda-feira (2). As doações podem ser entregues nos pontos de vacinação contra a Covid-19 do município, que também arrecadam alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Com a onda de frio que atinge a cidade, a Niterói Solidária está reforçando a campanha de arrecadação de agasalhos. Nesta terça, foram doados mais de 130 itens para o Centro Espírita Antonio de Paula, entidade cadastrada através de chamamento público pela Prefeitura de Niterói. A primeira-dama do município, Christa Vogel Grael, que coordena voluntariamente a Niterói Solidária, destacou que podem ser doados gorros, cobertores, luvas e demais artigos de frio - desde que estejam em bom estado de conservação - para que as pessoas mais carentes da cidade possam passar por esse período de frio intenso na cidade.

"Estamos enfrentando um inverno rigoroso e muitas pessoas não têm o básico para se aquecer. A Niterói Solidária, mais uma vez, conta com a empatia dos niteroienses na doação de casacos, cobertores, gorros e demais artigos de frio. Vamos fazer o bem e aquecer quem precisa. O agasalho que não tem mais utilidade para você pode aquecer o corpo e o coração de alguém", declarou Christa Grael, reforçando que uma nova onda de frio atinge a cidade a partir desta terça-feira, aumentando a demanda por doações.

A diretora de Assistência Espiritual do Centro Espírita Antonio de Paula, Maria Auxiliadora Cantarino, disse que a obra social está com maior demanda na última semana.

"Essa doação veio em ótimo momento. Estamos passando por um período de muito frio e já percebemos um aumento na procura. Hoje, nossa instituição atende cerca de 100 pessoas. Temos um público que participa da assistência aqui, além de uma demanda extra, daqueles que nos procuram no portão. Costumamos atender idosas, gestantes e população em situação de rua. Além disso, também temos um trabalho de entrega de sopas e, com certeza, essa doação da Niterói Solidária vai atender essas pessoas com muito carinho", destacou.

O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, que faz parte da comissão da Niterói Solidária, também participou da entrega dos cobertores, agasalhos e toucas.

"A campanha tem sido muito importante para fortalecer o terceiro setor da nossa cidade. Combater os efeitos do frio é fundamental para a dignidade da população em vulnerabilidade social, e as organizações sociais exercem papel fundamental para o alcance das políticas públicas", defendeu.