São Gonçalo tem ação de incentivo à amamentação

Nas 'Rodas de aleitamento' participantes vão poder esclarecer dúvidas - Foto: Lucas Alvarenga/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desmistificar crenças populares e dúvidas sobre amamentação e nutrição infantil. Esse foi o objetivo da roda de aleitamento para mães, entre puérperas e gestantes que são atendidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim. A reunião, realizada na manhã de ontem (3), faz parte dos eventos do "Agosto dourado", e abriu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto. O mês será inteiramente dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

A cor dourada não foi escolhida ao acaso. O leite materno é um alimento vivo e, de fato, vale ouro para os bebês, garantindo nutrição, desenvolvimento e uma infância saudável, com menos problemas respiratórios, alergias e menos riscos de desenvolver obesidade. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, por meio do Grupo de
Apoio ao Aleitamento Materno.

"Esse tipo de reunião é muito importante para a população. É uma ferramenta esclarecedora sobre aleitamento, além de tirar dúvidas de gestantes e mães sobre essa etapa tão importante na vida das crianças", disse Daniele Negrão, administradora da Unidade Saúde em Família Ana Nery.

As ações e estratégias voltadas para a amamentação e acompanhamento das mães e gestantes têm dado resultados positivos.

"Temos uma resposta muito positiva nesse tipo de abordagem, comprovados pelo Sistema de Informação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional, que realiza acompanhamento das mães e crianças atendidas nas USFs do município. O ganho é notório, com menos crianças internadas em unidades de saúde, com problemas respiratórios e desnutrição", destacou Aline Aguiar, nutricionista e coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.

Durante a reunião, uma equipe multidisciplinar com assistente social, fonoaudióloga, nutricionistas e psicóloga, tiraram dúvidas das mães e gestantes, abordando temas ligados diretamente à amamentação, como contexto socioeconômico, estrutura familiar e alimentação de mães e bebês.