Turismo sustentável terá debates

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entre os dias 17 e 19 de agosto, Mangaratiba será palco do 1° Seminário de Turismo Sustentável da cidade. O evento, realizado pela Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, irá promover três dias de imersão em palestras, oficinas e atividades de campo a fim de estimular e desenvolver as pontencialidades do turismo sustentável no município, bem como, debater os eixos temáticos essenciais para a retomada da atividade turística no período pós pandemia. A conferência será realizada no Casarão Histórico da Reserva do Sahy.

O seminário, que tem como público alvo o trade turístico de Mangaratiba e região, contará com a participação de diversas autoridades e representantes do segmento turístico nacional e estadual, além de membros da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, UERJ, INEA, Trem do Corcovado, entre outras entidades.

A programação do evento está dividida em três etapas. No primeiro dia acontecem, além de apresentações culturais, ciclos de palestras e mesas temáticas que vão debater o impulsionamento do turismo sustentável. Entre os temas que serão apresentados estão: "Empreendendo no Turismo", "A importância do Convention & Visitors Bureau", "Turismo Rural: Perspectivas e Desafios", "A importância da capacitação dos agentes de segurança no atendimento ao turista", "Turismo em Unidades de Conservação", "Turismo de Natureza", 'Turismo de Aventura", "Turismo de Eventos" e "Turismo Acessível".

Já o segundo dia do seminário será dedicado às oficinas e capacitações sobre turismo de experiência, marketing digital, contextos históricos e outros temas. E no encerramento, os participantes ainda realizarão atividades externas com saídas de campo para diversos pontos turísticos de Mangaratiba. O Parque Municipal da Pedra do Urubu, a Trilha do Curumim, no Parque Estadual do Cunhambebe, e o ponto de avistamento de botos na APA do Boto Cinza, serão as locações visitadas.

O ciclo de palestras terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Mangaratiba.

As inscrições: para participar do Seminário, os representantes do trade turístico da região deverão se inscrever gratuitamente pelo link https://www.sympla.com.br/1-seminario-de-turismo-sustentavel-de-mangaratiba__1283031?qrcode=true ou pelo site www.contato.bio/inscrição-mangaratiba . O cadastro já garante acesso ao ciclo de palestras e as oficinas. Apenas para as saídas de campo, as inscrições serão realizadas separadamente durante o evento.

As vagas para a participação presencial no seminário são limitadas e as inscrições estarão abertas até o dia 16 de agosto.

O público alvo do evento são guias e agentes de turismo, responsáveis por pousadas, hotéis e restaurantes, e membros do segmento de transporte turístico de passageiros.