Astro da televisão, Tarcísio Meira perde a batalha para a covid-19 e morre aos 85

Tarcísio Meira já havia recebido as duas doses da vacina, tomava diversos cuidados mas acabou sendo contaminado - Foto: Reprodução do Instagram

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Morreu nesta quinta (12), aos 85 anos, o ator Tarcísio Meira. Com mais de 60 anos de carreira, ele foi um dos maiores ícones da televisão brasileira protagonizando grande parte das principais obras dos últimos tempos. Ele estava internado desde o último sábado na UTI do hospital Albert Einstein, Zona Sul em São Paulo, com Covid-19. Glória Menezes, atriz e esposa de Tarcísio, foi internada junto, com sintomas leves e teve alta ainda na tarde de ontem. Um boletim médico divulgado após a morte do ator já afirmava que Glória estava bem e recebendo oxigênio via nasal. O casal já havia recebido a segunda dose da vacina em março deste ano.

Tarcísio nasceu em outubro de 1935 em São Paulo. Começou a carreira artística ainda nos anos 50 fazendo teatro. Considerado um dos maiores atores e galãs de sua geração, marcou época com personagens fortes, principalmente na televisão. Durante décadas eternizou mocinhos e vilões.

A carreira na TV começou em 1959 na extinta TV Tupi. Dois anos depois ele viria a contracenar pela primeira vez com Glória Menezes. Eles se casaram no ano seguinte e em 1964 tiveram o primeiro e único filho, Tarcísio Filho. A estreia na Globo ocorreu em 1967, na novela Sangue e Areia, de Janete Clair. Meira ainda fez outras seis novelas da mesma autora, como Irmãos Coragem, exibida entre 1970 e 1971, cujo penúltimo capítulo teve mais audiência que a final da Copa do Mundo no México.

Também no cinema, Tarcísio Meira se tornou um dos principais atores, principalmente nos anos 1970 e 1980. O primeiro filme em que atuou foi Casinha Pequenina (1963), ao lado de Mazzaropi.

Ao todo, foram mais de 60 trabalhos, entre novelas, minisséries e especiais. Seu último trabalho na TV Globo foi a novela "Orgulho e paixão".

Tarcísio e Glória estavam casados há 58 anos. Juntos, os dois ficaram conhecidos também como o casal mais duradouro da TV brasileira.

Em uma rede social, a nora do casal, Mocita Fagundes, mulher de Tarcísio Filho, disse que os dois vinham se cuidando muito, mas que, por um "descuido", acabaram se contaminando.

Atores, celebridades e personalidades da cultura brasileira lamentaram a morte de Tarcísio nas redes sociais. Em nota, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também lamentou a morte do artista. Até a noite de ontem (12) informações sobre o velório não foram divulgadas.