Concessão do saneamento da Zona Oeste do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governo do Estado e a Iguá Rio de Janeiro S.A. assinaram ontem (12) a concessão de saneamento básico da Zona Oeste da capital e dos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira. O contrato se refere à concessão dos ativos do bloco 2 da Cedae e terá duração de 35 anos, para a distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto que servirão cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Agora terá início o período de operação assistida, com duração de seis meses, podendo ser antecipada a critério do governo estadual. Nessa fase, a concessionária acompanhará a Cedae, que continuará operando os serviços. Após esse período, a Iguá assumirá de forma definitiva a operação.

O bloco 2 compreende os bairros Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, parte da Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire, além dos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira.

Na capital, a Cedae continuará responsável pela captação de água bruta e o seu respectivo tratamento, enquanto a Iguá se responsabilizará pela distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.

Já em Paty do Alferes e Miguel Pereira, a concessionária fará a captação, tratamento e distribuição de água tratada, além do esgotamento sanitário. Segundo a Iguá, o projeto prevê outros benefícios diretos e indiretos à população e ao meio ambiente.