O otimismo precisa ser preservado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues*

O otimismo é uma característica essencial de quem se pretende empreendedor. Quem se aventura a abrir um negócio próprio precisa, necessariamente, acreditar que o amanhã poderá ser melhor que o hoje. Precisa acreditar que as vendas podem melhorar, que vão melhorar, e que tempos mais prósperos estão sempre por vir. É esse otimismo, esse impulso na busca por dias melhores, que desde a Antiguidade acaba por alavancar as iniciativas empresariais, das mais modestas às de grande porte. É muito importante manter acesa esta chama, porque onde impera o desânimo o Comércio e os Serviços tendem a acompanhar o clima, realimentando uma espiral negativa e recessiva.

É necessário haver gestos concretos, objetivos, por parte dos administradores públicos, de forma a estimular esse otimismo tão necessário. Ainda mais num momento como o que estamos vivendo, quando o avanço da vacinação começa a ir reabrindo boas perspectivas para toda a população, com os consumidores gradualmente voltando a frequentar lojas, shoppings e equipamentos culturais e de lazer. É o potencial início de uma retomada geral das atividades pré-pandemia. Nada mais estratégico, então, que o Poder Público estar atento para a realização de investimentos em favor do espírito positivo, no que diz respeito aos empreendedores locais.

Agora mesmo, temos aqui em Niterói duas importantes frentes de reurbanização e qualificação, uma para a orla de Charitas, e outra para o Parque Orla de Piratininga. Tudo indica que vão ficar ótimas. Também sabemos do interessante projeto para a Praça Araribóia, que porém peca, e muito, por não se estender ao "centro do Centro", ficando apenas pelo litoral. Falávamos da importância de gestos concretos. Pois eis aí: os estabelecimentos de Comércio e Serviços do Centro da cidade precisam desesperadamente, e pedem há anos, um amplo pacote de investimentos públicos, de forma a reerguer a região, que hoje não é nem sombra do que foi poucas décadas atrás. Nós, do Sindilojas, temos dito que não basta remodelar a orla e a Marquês do Paraná - queremos que melhorias sejam feitas também no miolo do bairro, justo onde se concentram as atividades empresariais.

O Centro de Niterói precisa de uma reurbanização geral, com calçadas padronizadas, iluminação farta e moderna, fiações enterradas e muita, mas muita mesmo, disciplina de ordem urbana e posturas. Simplesmente não há como prosseguir com calçadas abarrotadas de camelôs, tampando totalmente as fachadas das lojas e impedindo o livre trânsito de pedestres. Além disto, uma atenção especial ao Jardim São João e ao Rink, embelezando-os e instituindo um calendário fixo de atividades esportivas e culturais gratuitas. A Prefeitura tem estrutura para isto.

Olhando mais a curto prazo, vale lembrar que já estamos há menos de quatro meses para o período natalino. E aí, a Prefeitura já tem algum plano de ação para esse período tão importante? Tenhamos em mente que este final de 2021 será ainda mais estratégico, devido à previsível redução da pandemia, sendo a grande esperança de muitos comerciantes, após tanto tempo de perdas e prejuízos. Que tal uma ampla ação de ornamentação e iluminação festiva nos principais eixos comerciais do Centro, Icaraí, Santa Rosa e Região Oceânica, com pequenos shows de artistas locais? Isto poderá ajudar, e muito, na difusão do clima de esperança do qual todos estamos precisando tanto.

Como se vê, há muito por fazer. O Sindilojas Niterói se mantém à disposição das autoridades para opinar e debater o que for preciso.

E mãos à obra, porque o otimismo é um bem que precisa ser preservado!