SG: 'Lidera Mulher' impulsiona empreendedorismo feminino

Ação que busca proporcionar autonomia financeira de mulheres também promove debates entre as participantes - Foto: Fotos de Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com foco na autonomia e no fortalecimento do empreendedorismo da rede feminina em São Gonçalo, o projeto Lidera Mulher foi criado com o objetivo de consolidar formalmente muitos negócios chefiados por quem, em muitos casos, é responsável por grande parte da renda familiar: a mulher.

"O Lidera Mulher é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, com o Sebrae e tem a proposta de capacitar mulheres que já tenham aptidão para alguma atividade, seja artesanal ou não, para que, assim, elas possam ser inseridas no mercado de trabalho e aprendam a desenvolver seu serviço com mais eficiência", disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Para dar mais visibilidade aos trabalhos dessas mulheres, o projeto conta com o Espaço Lidera Mulher, no 3º piso do Partage Shopping, no Centro de São Gonçalo, onde ficam expostos os trabalhos produzidos por essas empreendedoras.

Além de ser um local para exposição, são realizadas rodas de conversas com temáticas que fazem parte do cotidiano das mulheres que procuram o projeto em busca de sua autonomia financeira. É um espaço de convivência e diálogo que, atualmente, conta com 29 mulheres empreendedoras divulgando seu trabalho. "O Espaço Lidera Mulher é um local que abriga um coletivo de mulheres, onde elas conseguem dialogar sobre diversos conteúdos e, especialmente, onde elas conseguem buscar sua autonomia financeira. Mulheres independentes são mais fortes, empoderadas, que conseguem se defender de qualquer tipo de violação de direito. Nossa proposta é capacitar, para que as mulheres desenvolvam sua autonomia com uma economia mais segura, já que muitas delas são provedoras dos seus lares", afirmou Ana Cristina.

O projeto oferece qualificação e fomenta a criação de negócios próprios comandados exclusivamente por mulheres, com oficinas sobre empreendedorismo, formalização de negócios e gestão financeira realizados pelo Sebrae.

A técnica em crochê Aline Almeida, conseguiu enxergar através das capacitações do projeto uma nova oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho, dessa vez fazendo o que realmente gosta.

"O Lidera veio justamente para me ajudar a evoluir como pessoa e com organização do meu tempo e espaço, pois tenho um filho autista e precisei abrir mão de muitas coisas e me adaptar a uma nova função. Ter um local para expor minha arte fez com que meu trabalho fosse mais valorizado, além de um melhor desenvolvimento profissional. Tenho que agradecer muito pela exposição que tem me dado o Projeto Lidera Mulher", contou Aline.

Outra empreendedora que destaca a importância da capacitação no projeto é a artesã Erika Gislayne. Durante as aulas são abordados temas como formalização, administração, planejamento de negócios, técnicas de vendas e uso das mídias sociais.

"O Projeto Lidera Mulher, tanto na fase de capacitação quanto expondo os produtos no Espaço, traz muitos benefícios não só para mim quanto para todas as mulheres que expõem. Durante a qualificação temos a oportunidade de aprender não só a precificar o produto, mas a encontrar os melhores pontos de venda e nosso público ideal. E o Espaço Lidera Mulher é de grande valia para nossa independência financeira, pois temos a oportunidade de encontrar pessoas que possam se interessar pelo nosso produto, gerando uma encomenda. Posso dizer que hoje o Projeto Lidera fez uma diferença muito grande na minha vida", declarou Erika.

Atualmente, 25 mulheres empreendedoras estão recebendo o curso de capacitação no Espaço Mais Conhecimento, cedido pelo Shopping Partage. Após a finalização das aulas, as mulheres vão permanecer inseridas no projeto e poderão expor seus produtos no Espaço Lidera Mulher. Informações sobre novas turmas no projeto serão divulgadas no site
e nas redes sociais da prefeitura.