Equoterapia a serviço da população em Mangaratiba

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A pandemia vem afetando o cotidiano de diversas pessoas, mas, principalmente, das crianças que possuem algum tipo de necessidade especial. As mudanças acarretam alterações de interação e até da parte psicomotora. Diante disso, sabe-se que a manutenção das terapias torna-se fundamental para a organização cognitiva, equilíbrio e estabilização destes pacientes, mas, que nem sempre os pais conseguem oferecer o tratamento específico para seus filhos. Em Mangaratiba, crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino, pública ou particular, estão tendo a oportunidade de serem atendidos gratuitamente pelo programa de Equoterapia, um eficaz método terapêutico com equinos que é oferecido pelo Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. A ação conta com a parceria do Hotel Portobello Resort & Safari.

A Equoterapia - comemorada nacionalmente de 9 a 14 de agosto - acontece semanalmente no haras do Hotel, seguindo as adaptações necessárias contra a Covid-19. Ela é realizada pela equipe multidisciplinar do CEMAP e conta com suporte de profissionais de fonoaudiologia, psicopedagogia e fisioterapia.

Para participar, o paciente deverá ter o encaminhamento médico (de neurologista ou psiquiatra), ser matriculado na rede de ensino e passar pela avaliação da equipe multidisciplinar do CEMAP. É necessário que os pais tenham a disponibilidade para levar seus filhos para a realização do tratamento.

Segundo Cristileine Pereira da Silva Portugal, responsável pelo CEMAP, a Equoterapia é um método terapêutico e educacional. "Ela oferece uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com necessidades especiais", explica.

Para um bom desempenho da terapia, a escolha do animal é fundamental. Segundo o veterinário do hotel, Bruno Rocha, o cavalo deve ser manso e atender as adequações para o tratamento. "Além de estarem saudáveis, que é imprescindível, eles precisam exercer as funções de trote e marcha, ou até mesmo galope. O cavalo também tem que ser tranquilo para garantir a segurança dos pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais no uso dos acessórios durante
a terapia".

Para complementar a Equoterapia, o CEMAP ainda oferece aos pacientes a Terapia Assistida por Animais (TAA), que é uma atividade realizada na Fazendinha do Hotel e possibilita a interação direta das crianças com diferentes espécies.