Artista radicada em Niterói estreia exposição individual no Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aos 92 anos, Rosa de Jesus, portuguesa da cidade do Porto que imigrou para o Brasil em 1957, é só empolgação com a exposição "Portais do Ser", que inaugura no próximo dia 26 de agosto, quinta-feira, às 17h30, no Centro Cultural dos Correios, no Centro do Rio. Trata-se da segunda exposição da artista em espaço tão nobre, a primeira foi no Espaço Cultural dos Correios de Niterói, o magnífico Palácio dos Correios.

Radicada em Niterói há 40 anos, Rosa ainda pinta diariamente. Na juventude dedicou-se ao desenho de moda, até que sua inquietude e sensibilidade levaram-na aos caminhos da pintura como forma de expressar seus sentimentos. São muitas as referências, e ao mesmo tempo nenhuma. Ela tece estruturas sobre as quais expande sua imaginação. Ponto de encontro e tensão são ambos compatíveis com a atitude solitária e reflexiva da artista. Mas Rosa não se detém na atitude formalista, e expressa a vontade de pôr sua pintura como afirmação inequívoca da simbiose entre arte e vida, justamente por promover aproximação sensível com experiências vividas por quem ultrapassou obstáculos.

A poética visual de Rosa de Jesus se dá pela maneira como lida com as cores para instaurar percepções cromáticas e existenciais. Segundo Elizabete Motta, curadora da exposição, as tonalidades e as formas apontam para um mundo, com um equilíbrio próprio em que cada trabalho comporta a sua poética. A reunião de três séries acentua a importância de cada imagem individualmente e o diálogo entre elas.

A artista oferece, tanto nas formas diluídas, quanto na intensidade das cores, uma expressão visual própria. Cada obra traz um repertório que inclui as experiências anteriores e a busca interna por novas respostas. Isso inclui o desenvolvimento da própria técnica e a construção de visões internamente coerentes. O que elas têm em comum é a expressividade na forma de lidar com a existência.

Vale conferir a exposição e dar um passeio pela obra da artista.

Serviço: "Portais do Ser" - artista portuguesa apresenta cerca de 35 telas em técnica mista.

Abertura: dia 26 de agosto, quinta-feira, às 17h30

Período: de 27 de agosto a 9 de outubro de 2021

Curadoria: Elizabete Motta

Centro Cultural Correios RJ

Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro do Município do Rio de Janeiro.

Visitação: de terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada gratuita.