Niterói avança em nova fase

Gabriela Perreiras a vacinada de número 100 mil na Policlínica Sérgio Arouca - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir de segunda-feira (23), a Prefeitura de Niterói inicia a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Esta medida faz parte de um pacote de novas iniciativas anunciadas durante transmissão ao vivo, nesta quinta-feira (19), nas redes sociais da Prefeitura. Todas as pessoas acima de 18 anos já podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose do imunizante.

O prefeito adiantou, ainda, que a Prefeitura de Niterói vai publicar, nesta sexta-feira (20), um decreto que torna obrigatória a vacinação contra Covid-19 de todos os servidores e empregados públicos municipais, assim como para os prestadores de serviços contratados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, direta e indireta.

De segunda (23) a quarta-feira (25), jovens a partir de 17 anos já poderão se vacinar contra a Covid-19. De quinta (26) a sábado (28) será a vez dos adolescentes a partir de 16 anos. A expectativa é chegar até 10 de setembro aos 12 anos, idade mínima permitida pela Anvisa para vacinação. A vacinação será feita com Pfizer. O calendário vai seguir de acordo com a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Nesta quinta (29), com a antecipação do calendário de vacinação, Niterói chegou aos 18 anos. O prefeito Axel Grael lembrou que alcançar a vacinação de todos os niteroienses adultos era a grande meta quando iniciou-se o processo de imunização em Niterói, no dia 19 de janeiro.

Vacina obrigatória - O decreto que será publicado nesta sexta-feira que torna obrigatória a vacinação para funcionários efetivos ou terceirizados que prestam serviço para a prefeitura prevê que a recusa, sem justa causa, caracteriza falta disciplinar, passível das sanções dispostas na Lei 531/1985 e demais legislações aplicáveis.

"Sabemos que a grande maioria já compareceu aos postos, mas vamos iniciar esse movimento para que todos apresentem seus comprovantes de vacinação e possamos avançar na proteção de todos", disse.

Niterói já vacinou mais de 385 mil pessoas com a primeira dose, o que representa 94% dos adultos e 213.638 com a segunda dose ou dose única, 52% dos adultos. A meta do município é alcançar a maior cobertura possível de sua população, como ressaltou o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Busca Ativa - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói vai intensificar a partir desta sexta-feira (20), a Busca Ativa pelas pessoas maiores de 18 anos que não tomaram a primeira dose (d1) da vacina contra a Covid-19 e das pessoas acima desta idade que tomaram a primeira dose, mas não retornam ao posto para receber a segunda dose (d2) do imunizante. A repescagem vai valer também para os adolescentes, de 12 a 17 anos, com comorbidades ou deficiência permanente.

A busca começará pelos pacientes cadastrados pelo Programa Médico de Família e pelos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas. As equipes do Médico de Família farão visitas casa a casa em suas áreas de cobertura pelos não vacinados e funcionários das Unidades Básicas e Policlínicas farão buscas por telefone.

O recurso de sirenes nas comunidades e mensagens por SMS da Defesa Civil de Niterói, que conta com cerca de 60 mil cadastrados, também será usado. Além disso, as pessoas que utilizaram o aplicativo de agendamento Colab para receber a dose, também serão avisadas pelo próprio App sobre a data de retorno.

Policlínica chega aos 100 mil vacinados - Um dos postos de vacinação de maior movimento da cidade, a Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa, atingiu nesta quinta-feira (19) 100 mil vacinas contra a Covid-19 aplicadas. A Sérgio Arouca é historicamente uma referência consolidada e reconhecida na cidade. A diretora Maria Lúcia Carvalho, comemorou a conquista.

A vacinada de número 100 mil foi a Gabriela Parreiras, de 18 anos, moradora de Icaraí. Foi na Sérgio Arouca que Gabriela recebeu a primeira vacina da sua vida. Ao ser informada que seria a centésima milésima a receber o imunizante contra a Covid-19, Gabriela se emocionou.

"Estou muito feliz de ter tomado a minha primeira dose da vacina contra a covid aqui. Ainda mais por participar deste marco para essa unidade que faz parte da minha história. Agora é só esperar a segunda dose. É muito bom saber que Niterói está tão adiantada assim", disse Gabriela.

Segunda dose - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que nesta quinta-feira (19) os estoques da imunização AstraZeneca foram zerados. A segunda dose da vacina será com Pfizer. O município possui Coronavac e Pfizer para primeira dose.

A secretaria iniciou, no dia 12 deste mês, a intercambialidade da Pfizer como segunda dose para pessoas que tomaram a primeira dose com AstraZeneca. O uso da combinação de vacinas é seguro, eficaz e está indicado pela Secretaria de Saúde do Estado.

Capital - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio encerra nesta semana o calendário de vacinação da população adulta contra a Covid-19 e inicia na segunda-feira (23) a imunização dos adolescentes. O calendário seguirá escalonado e com três dias para cada idade: segunda, terça e quarta-feira para quem tiver 17 anos; quinta, sexta e sábado para os de 16, e assim sucessivamente.