Rio conclui vacinação dos adultos e supera a meta

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município do Rio de Janeiro concluiu ontem (20) a vacinação contra covid-19 dos adultos. Além disso, a cidade superou a meta estabelecida de cobertura de 90% deste grupo. Com a convocação dos jovens de 18 anos na sexta-feira (20), todos os cariocas a partir dessa idade já terão recebido pelo menos uma dose do imunizante. Analisando a população total do município, 70% dos 5,2 milhões de cariocas já receberam a primeira ou dose única do esquema vacinal, no momento em que o número de casos da doença tem crescido.

"É um momento marcante, não tenho dúvida que a vacina está colaborando para o não agravamento dos novos casos da doença. A vacina salva vidas, os números confirmam isso. Mas a situação ainda é crítica. Neste momento, o Rio é o epicentro da variante Delta. Estamos com o maior número de pessoas com Covid em todo o ano de 2021, esse dado é muito preocupante. Felizmente, ainda temos uma queda no número de óbitos", alertou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante a divulgação da 33ª edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19, no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova.

O prefeito ressaltou que poderá ampliar as medidas de proteção à vida se a população não mantiver os protocolos sanitários, com o uso de máscara e a higienização das mãos, além de respeitar o distanciamento social. Por isso, pediu atenção redobrada à população para a necessidade de ser proteger e vacinar.

A partir da próxima semana, se o Ministério da Saúde enviar as remessas de vacinas no prazo, a campanha passa a ser estendida aos adolescentes. O calendário seguirá escalonado e com três dias para cada idade (meninas em primeiro, depois os meninos e a repescagem): entre segunda e quarta-feira (23 e 25 de agosto), poderão receber a primeira dose da vacina adolescentes de 17 anos; entre quinta e sábado (26 e 28 de agosto), quem tiver 16 anos; e assim sucessivamente até a faixa etária de 12 anos, em meados de setembro.

Exceção para os adolescentes com deficiência, que poderão se vacinar em qualquer dia, independentemente de escalonamento. A vacina aplicada nesta faixa etária será a Pfizer, única com liberação da Anvisa para uso nesse público. No momento da vacinação, eles devem apresentar documento de identidade original com foto, número do CPF e, se possivel, a caderneta de vacinacao.

Até quinta-feira (19), 4.709.852 pessoas haviam tomado a primeira dose (D1) de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer no Rio, e outras 137.523 receberam o imunizante da Janssen, que tem o esquema vacinal de dose única (DU). Esse total representa 91,8% da população carioca elegível para a vacinação (a partir de 18 anos) com a imunização iniciada ou concluída. Entre as pessoas que seguem o esquema vacinal de duas doses, 2.159.349 já receberam a segunda dose (D2), o equivalente a 43,5% da população elegível com a imunização completa. A continuidade do calendário de vacinação do Rio está condicionada à regularidade do envio de remessas pelo Ministério da Saúde.