Niterói: ação contra abandono escolar durante a pandemia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói lançaram o projeto piloto de implantação do Busca Ativa Escolar, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na última sexta-feira (20) na Escola Municipal Infante Dom Henrique, na Engenhoca. A unidade será a primeira a receber as ações do programa que visa a identificar e recuperar alunos que estejam em situação de abandono escolar. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Economia Solidária, além de contar com o apoio de colaboradores da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar e Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit).

A unidade escolar será responsável por realizar o levantamento dos alunos infrequentes e em situação de abandono, junto aos dados já analisados pela SME/FME. Os supervisores institucionais, que são designados pela Educação, Saúde e Assistência Social, vão avaliar os casos e acionar os Agentes Comunitários. Esses agentes poderão ser assistentes sociais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), funcionários do Médico de Família ou da Associação de Moradores do bairro, pessoas ligadas ao território das escolas e das famílias.

Depois que eles conversarem com a família, será avaliada a necessidade de uma visita técnica, entender o seu contexto e apurar os motivos da exclusão escolar. Dependendo do caso, será avaliada a necessidade de acionar o Conselho Tutelar. O objetivo é inserir a família nas políticas públicas do município e recuperar alunos que perderam o vínculo com a escola ou que não participam das atividades pedagógicas.

"O aumento da evasão escolar se configura em um dos principais desafios que o Brasil enfrentará no pós-pandemia. Aliado a uma série de medidas desenvolvidas pela secretaria de Educação, como o Programa de Aprendizagem Intensiva e ações de inclusão digital, o Busca Ativa será importantíssimo para a recuperação dos alunos que se afastaram da escola. A ação transversal e intersetorial é fundamental para que Niterói possa assegurar o direito à educação na cidade", afirmou o secretário de Educação, Vinicius Wu.

A reunião contou com a presença de assistentes sociais de unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) próximos à unidade. Os funcionários são importantes no processo de procurar as famílias e buscar o diálogo que possibilite o retorno das crianças e adolescentes às escolas.