Oportunidade de qualificação para os empreendedores

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os pequenos negócios vêm enxergando o mercado internacional como opção para aumentar o faturamento. Para internacionalizar a sua marca, o empreendedor precisa desenvolver novos processos e adquirir cultura diferenciada. Com o objetivo de fomentar e consolidar a participação das micro e pequenas empresas neste cenário, o Sebrae Rio seleciona até 31 de agosto, 130 MPEs do Estado do Rio de Janeiro, para participar do programa de aceleração "ProGlobal". As inscrições são pelo site www.sebraeproglobal.com.br.

O programa terá duração de até 14 meses, com 212 horas de capacitações e consultorias individuais, iniciando em outubro e com previsão de término em novembro de 2022. O conteúdo foi elaborado para aprimorar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios com foco em design e modelagem estratégica para internacionalização; inovação e desenvolvimento de produto/serviço para internacionalização; gestão financeira internacional; estratégia de comunicação internacional e estratégia comercial internacional.

"O Rio de Janeiro possui excessiva concentração de mercados de destino de suas exportações, com 47% do valor para a China e 21% para os Estados Unidos. As exportações no estado são concentradas em petróleo, mas outros produtos produzidos possuem potencial para competir no mercado internacional. O empreendedor precisa olhar todas as oportunidades para sua empresa crescer, melhorar sua competitividade, e alcançar novos clientes nos mercados doméstico e internacional. Para investir nesta estratégia, o empreendedor precisa de informação, planejamento e ação", destaca Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.

Durante o período de capacitações, os pequenos negócios terão a oportunidade de promover intercâmbio comercial e tecnológico; ter acesso a um conjunto de ferramentas e informações que facilitam a entrada dos produtos e serviços no mercado internacional; à criação de novos ou diversificação do portfólio da empresa; a melhorias na eficiência produtiva e redução de custos; e de fomentar parcerias estratégias para a promoção de negócios.

Edital - Para participar do edital, os pequenos negócios precisam de inscrição no CNPJ; estar enquadrada como MEI - Microempreendedor Individual, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, com faturamento anual máximo de R$ 4,8 milhões podem se inscrever para a reserva.

As empresas participantes precisam desenvolver produtos e serviços com diferenciais competitivos ou soluções inovadoras. Os pequenos negócios mais aptos a participarem são voltados para alimentos e bebidas; moda e acessórios; saúde e beleza; energias: engenharia e produção de petróleo, gás e energia; tecnologia da informação e comunicação e metalmecânico.