SG convoca para atualização no SUS

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores do município de São Gonçalo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar as unidades de saúde da cidade para atualizar os seus dados cadastrais, principalmente telefone e endereço. E aqueles que ainda não têm cartão do SUS também devem procurar os postos de saúde para realizar o cadastro. As duas iniciativas são de extrema importância para a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo e para os gonçalenses, que poderão ser melhor atendidos.

A atualização dos dados cadastrais é necessária para que os gonçalenses não percam marcação de consultas, exames e até cirurgias.

"É muito importante os usuários atualizarem os seus cadastros para evitar falta de atendimento. Muitas vezes, quando equipes da Secretaria de Saúde ligam para fazer a marcação, não conseguem falar com o paciente, que fica sem o atendimento. E, se estiver com endereço errado, pode ter a consulta marcada próxima ao endereço que está cadastrado", explicou o subsecretário da Atenção Básica, Maik Mello.

Uma das medidas que já está sendo tomada é a atualização do cadastro na ida aos postos de saúde e na ida dos agentes comunitários às residências. No entanto, nem todos vão com frequência aos postos e os agentes não encontram todos em casa.

"Por isso, a necessidade do usuário procurar qualquer unidade de saúde para os dois propósitos - tanto para a atualização quanto para o cadastro. Pode ser qualquer unidade de saúde, algumas funcionam até 21h", lembrou Maik.

O cadastro da população no SUS é uma determinação do Ministério da Saúde dentro do Programa Previne Brasil. Atualmente, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil tem 417 mil cadastros no SUS e tem, até 31 de dezembro, para cadastrar, pelo menos, 875 mil gonçalenses.