São Gonçalo faz parceria com Uber para vacinar moradores

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes comunitários de saúde e enfermeiros da Secretaria de Saúde de São Gonçalo estão fazendo busca ativa nas residências dos gonçalenses que ainda não foram vacinados contra a covid-19. O objetivo é identificar quem são e quantos podem tomar o imunizante - tanto de primeira dose quanto de segunda dose. Caso não tenham condições de seguir para os 12 pontos de vacinação da cidade, eles serão levados de Uber através de uma parceria que a Secretaria de Governo da Prefeitura de São Gonçalo fez com a empresa - sem qualquer custo para o gonçalense e para o governo municipal.

A Uber vai disponibilizar R$ 200 mil em cupons de viagens (somente para ida e volta dos pontos de vacinação). Os moradores que não se vacinaram também podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para se informar e marcar a ida de Uber a um ponto de vacinação contra o coronavírus.

"Os funcionários do posto de saúde vão chamar o Uber, que levará os moradores até o local de vacinação e, depois, vão retornar - também de Uber para o seu bairro, tudo de graça para o morador", explicou o subsecretário de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Maik Mello. A população vacinável de São Gonçalo - gonçalenses com mais de 18 anos - é formada por 851.886 pessoas. Até o último sábado, a cidade havia vacinado 627.661 moradores com a primeira dose.

Vacinação - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo mantém a vacinação para todos os gonçalenses com mais de 18 anos em 12 pontos de vacinação, um com drive thru, nesta terça-feira (24). A cidade retirou mais 710 doses de Astrazeneca, 9980 doses de CoronaVac e outras 12.324 de Pfizer da Coordenação Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói, ontem (23). A imunização com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer também está disponível.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo. Os gonçalenses devem chegar até 16h30 nas unidades que atendem até 17h e até 20h30 nas clínicas que atendem até 21h. Aos sábados, os moradores devem chegar até 11h30.

Gestantes - As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer ou Coronavac. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer.