Niterói se prepara para a prevenção de desastres

Webinário reuniu autoridades e especialistas nacionais e internacionais de pesquisas em prevenção de riscos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) reuniram nomes nacionais e internacionais de pesquisas em prevenção de riscos, na noite de segunda-feira (23), no webinário "Desafios no Desenvolvimento dos Centros de Pesquisa e Estudos em Desastres". O evento é uma das ações do Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de Desastres de Niterói (CEPPreD), que está sendo criado através do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA).

Além da administração municipal, o seminário, organizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia e pelo Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, teve a participação de palestrantes de centros de pesquisa dos Estados Unidos e do Japão, e de outros centros de pesquisa no Brasil.

O prefeito Axel Grael lembrou que, em 2013, quando assumiu como vice-prefeito, Niterói ainda se recuperava da tragédia do Morro Bumba. Desde então, a prefeitura organizou sua Defesa Civil, envolvendo diferentes órgãos municipais. "Hoje, Niterói tem uma Defesa Civil preparada para lidar de forma muito mais eficiente com situações de emergência porque fizemos um grande trabalho de planejamento e de resposta a situações de acidentes e desastres climáticos e ambientais, além de uma agenda de investimentos para contenção de encostas e drenagem. A cidade conta com uma das melhores estruturas de Defesa Civil do país, com estratégias permanentes", enfatizou.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de Desastres de Niterói (CEPPreD) tem sua origem em 2021, a partir do PDPA, uma parceria entre a Prefeitura. "Nós fizemos um programa de desenvolvimento de projetos aplicados por onde a Prefeitura de Niterói aportou recursos na ordem de R$ 25 milhões. Hoje, temos em várias frentes equipes buscando melhorar rotinas e construir novos caminhos para a cidade. Um dos resultados é a criação deste centro de estudos e pesquisas, que vai reunir toda a excelência da UFF para que a gente possa sistematizar e estimular ainda mais a academia para as questões da cidade", destacou Axel Grael.

O PDPA utiliza a inteligência e a expertise da UFF para a resolução de problemas públicos da cidade de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do município ao estimular a associação entre pesquisadores, a interação com a sociedade e a gestão pública. O reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, frisou que o objetivo do programa é elaborar e executar projetos que impactem a qualidade de vida na cidade.

"O PDPA é resultado da competência da universidade e da compreensão da Prefeitura de que a produção de conhecimento deve ser levada para a vida. Ele é construído através de um grande mapeamento estratégico do município, o Niterói Que Queremos, além de fomentar e incubar o aceleramento de projetos. É uma visão estratégica de converter cada real em resultados, através de iniciativas como o Centro de Prevenção de Desastres", afirmou.