Mangaratiba mapeia trilhas no Parque da Pedra do Urubu

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, deu mais um passo no projeto de mapeamento e sinalização das trilhas no Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu. O trabalho, que conta com o apoio da Defesa Civil e da Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e de Segurança e Trânsito, vem sendo gradativamente desenvolvido para ordenar a utilização do local e
impulsionar a atividade turística.

Para mapear as trilhas e caminhos do Parque, a equipe técnica da Secretaria de Turismo está utilizando GPS e outras ferramentas digitais, que norteiam a demarcação dos acessos, perfil topográfico, trajetos e a classificação de trilhas, entre outros itens. O trabalho, além de identificar e delimitar espaços, inclusive as áreas de preservação ambiental, é imprescindível para o desenvolvimento sustentável do ecoturismo e do turismo de aventura no parque, bem como, para a instalação da nova sinalização.

Agentes da Defesa Civil e do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal também estiveram no local e realizaram uma vistoria técnica na extensão do Parque. O foco da inspeção foi auxiliar no trabalho de prevenção de riscos, acidentes, danos ambientais e atividades predatórias, que será feito de forma rotineira no espaço.

Segundo a prefeitura, ainda durante a visita, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram a limpeza geral das trilhas já demarcadas no Parque.