Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói festeja o Dia Nacional do Ciclista

Por

Cidade destaca diversas iniciativas de incentivo ao uso das bikes

Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Ciclista, e Niterói marca a data com série de investimentos realizados pela Prefeitura na ampliação da malha cicloviária e ações de incentivo e conscientização do uso da bike. Entre as iniciativas, está a participação da cidade, pela terceira vez, na Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro.

A Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em parceria com as ONGs Transporte Ativo e Bike Anjo, realizou o treinamento de 12 voluntários que estão nas ruas, este mês, realizando o questionário com os ciclistas em todas as regiões da cidade, em bairros como Centro, Ingá, São Domingos, Icaraí, São Francisco, Cubango, Santa Rosa, Fonseca, Largo das Barradas, São Lourenço, Barreto, Cafubá, Piratininga, Itaipu e Engenho do Mato.

Vale destacar que esta é a primeira pesquisa brasileira sobre o perfil dos ciclistas urbanos com abrangência nacional e este ano está em sua terceira edição. Niterói foi a primeira cidade não capital a participar desde 2015, sendo parte também em 2018. Neste levantamento são abordados temas como idade, renda, principais destinos, motivação para começar a usar a bicicleta como modo de transporte e para continuar pedalando, se faz a integração com outro tipo de transporte, quantas vezes pedala por semana, entre outros.

Niterói vive uma realidade bastante positiva quando o assunto é o uso da bicicleta como meio de transporte. Segundo a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável indica que 6% de todos os deslocamentos realizados na cidade já são de bicicleta, com a implantação, até agora, de uma malha cicloviária de 46 quilômetros e expectativa de que até 2024 o total atendido por ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas chegue a 120 quilômetros. Há, ainda, a implantação de novos bicicletários e paraciclos, e investimentos na cultura e educação para o trânsito do ciclista.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, que é um entusiasta do uso da bicicleta como
meio de transporte sustentável, lembra que a cidade saiu do zero na malha cicloviária e, hoje, já é referência na mobilidade ativa.

  • Tags: