Mangaratiba já tem carteira para autistas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mangaratiba deu um importante passo para ampliar a garantia de direitos e inclusão social. A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizou a entrega da primeira Carteira de Identificação do Autista (CIA) do município. O documento, válido em todo o estado e que tem como objetivo priorizar o atendimento para pessoas diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), foi concedida para a Luis Ângelo Teixeira, de apenas 8 anos. A cerimônia foi comandada pelo prefeito Alan Bombeiro.

A mãe de Luis Ângelo, Rafaela Ângelo, falou sobre o sentimento de ver seu filho ser o primeiro a receber a carteirinha.

"Me sinto extremamente lisonjeada em receber a primeira Carteira de Identificação do Autista. A sensação é de que estou representando todas as mães, pais e responsáveis que estão junto comigo na luta pelo reconhecimento do direito, acesso e melhor qualidade de vida para todos com TEA, não apenas aqui no município de Mangaratiba, mas, em todo o país. Deixo o meu agradecimento a todos que estão envolvidos nesse projeto".

A emissão da Carteira Municipal de Identificação do Autista está prevista na Lei Municipal nº 1.279, de autoria do vereador Renato Fifiu, e sancionada em 2 de abril de 2020, pelo prefeito Alan Bombeiro. O documento, que pode ser solicitado nos CRAS do município, visa facilitar a identificação e a prioridade nos atendimentos.