Niterói perto dos 100 mil testes para covid-19 este ano

Dados dos moradores que testam positivo são encaminhados à Vigilância Epidemiológica da Prefeitura - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói alcançou a marca de 69.906 testes RT-PCR e 29.055 testes rápidos para Covid-19 realizados gratuitamente na população, alcançando 98.961 exames para detectar o coronavírus este ano. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, os testes rápidos estão disponíveis em todas as policlínicas, unidades básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já os testes PCR são realizados somente nas policlínicas e unidades básicas. O posto de vacinação drive thru, no Campus Gragoatá da UFF, realiza os dois testes por agendamento através do aplicativo Dados do Bem.

"A realização dos testes contribui para se ter mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal", afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Niterói começou a oferecer em julho do ano passado a testagem por RT-PCR para detectar o novo coronavírus. O exame é indicado do 3º ao 7º dia de sintomas. Já os testes rápidos são indicados a partir do 8º dia de sintomas. A manutenção da realização dos testes gratuitos de covid-19 é uma das entregas dos primeiros seis meses da atual gestão da Prefeitura de Niterói.

A recepcionista Luciana Afonso da Silva Sereno, de 42 anos, fez o teste rápido para detectar o vírus da Covid-19 na Policlínica Dr. Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço.

"Acho essa iniciativa maravilhosa para a gente ficar sabendo logo se o que estamos sentido é ou não Covid-19. É maravilhoso ter esse resultado na hora" disse.

Drive thru - O agendamento para os testes no drive thru pode ser feito através do aplicativo Dados do Bem, uma iniciativa, sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data. No aplicativo o usuário preenche um cadastro, responde um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à covid-19 e histórico de saúde. Uma parte das pessoas cujas respostas ao questionário apontem para alta probabilidade de Covid-19 é chamada para a realização dos testes imunosorológicos. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

A pessoa deve baixar o aplicativo no celular, responder o questionário com uma autoavaliação do quadro de saúde e informar há quanto tempo está apresentando sintomas sugestivos da doença. A inteligência do aplicativo informa se há indicação para testagem naquele momento e qual exame deve ser realizado. A pessoa pode então receber um convite com data e hora marcados para fazer o teste, o que não descarta a ida a uma unidade de saúde para uma avaliação médica, principalmente se houver febre persistente e falta de ar.

Casos identificados como potencialmente graves pelo aplicativo não entram na fila para a realização de exames. Nesses casos, o usuário recebe um alerta de que deve procurar imediatamente uma unidade de emergência.

Como é feita a testagem - Ao chegar à unidade de saúde ou posto de testagem no dia e hora marcados, deve ser apresentado o QR-code no aplicativo e um documento de identidade com foto para o validador do teste. O teste é feito a partir da coleta de secreções nasais ou da garganta. No drive thru, apenas a pessoa que será testada deve sair do carro e se dirigir a uma das cabines disponíveis, seguindo as orientações do profissional de saúde. É aplicado um questionário, no qual é necessário informar e-mail para o envio do laudo do exame, o que acontecerá em até 48 horas. Antes disso, em até 24 horas, o aplicativo informará o resultado do teste molecular.

Os dados dos moradores que testam positivo são encaminhados à Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Niterói para que a pessoa seja acompanhada pela central de telemonitoramento do Niterói Ligada em Você.