Leste Metropolitano abre mais de 8 mil postos de trabalho

O estado já recuperou aproximadamente 8 em cada 10 postos de trabalho. - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito abriram, juntos, mais 2.511 novos postos de trabalho formais em todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) em julho de 2021. Desde janeiro, o total destes seis municípios localizado ao leste da Baía de Guanabara chega a 8.067 empregos. A análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra ainda que Niterói possui o maior saldo positivo da sub-região no acumulado do ano ( 3.259). Já o segundo melhor desempenho regional fica com Maricá ( 2.513). São Gonçalo, por sua vez, aparece em terceiro ( 1.612). Itaboraí, por sua vez, registrou o melhor desempenho do ano e o maior crescimento percentual em relação ao mês anterior: mais de 1.150%.

O recorte específico da indústria da região mostra que, no acumulado do ano, o setor registra saldo positivo de 2.959 vagas de trabalho formais. Niterói ( 1.725) e Maricá ( 632) representam os melhores resultados industriais da sub-região neste período. Os segmentos que impulsionaram estes números foram, respectivamente, a construção civil ( 981) e a manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos ( 976).

Números estaduais - O mercado de trabalho fluminense iniciou o segundo semestre em alta, com saldo de 18.773 empregos formais no mês de julho e, com isso, o Rio foi novamente o terceiro estado que mais assinou carteiras de trabalho no país. Esse é o segundo melhor resultado do estado na série histórica do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), iniciada em janeiro de 2020. A Firjan, através da plataforma Retratos Regionais, destaca que o saldo do mês de julho deste ano foi positivo nos setores de serviços ( 8.755), indústria e construção ( 5.443) e comércio ( 4.580). A agropecuária apresentou saldo negativo de cinco vagas. Todas as regiões e 73 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo de contratações.

A Firjan também ressalta que, com o desempenho do mês, a indústria, contemplando a indústria de transformação, extrativa, construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), recuperou o patamar de empregos com carteira assinada pré-pandemia. Entre março e junho de 2020, o setor industrial fluminense perdeu 36.511 postos de trabalho formais. Agora, no acumulado de julho de 2020 a julho de 2021, o saldo de vagas celetistas abertas é de 37.041, superando as perdas do ano passado.

No início da pandemia de coronavírus o comércio fluminense fechou 49.005 postos de trabalho, mas desde julho de 2020 já abriu 51.142 vagas.

No agregado de todos os setores econômicos, o estado do Rio já recuperou aproximadamente 8 em cada 10 postos de trabalho perdidos após o início da pandemia.